NOTÍCIAS DA ELP

Escola da Assembleia conclui treinamento para uso de sistema do Governo Federal

Notícias | 14/06/2019

“Nivelamento de conhecimentos sobre o eSocial”. Essa foi a Capacitação Técnica, de 16h de duração, que teve início na última terça-feira (11) e foi concluída nesta sexta-feira (14), na Escola da Assembleia Legislativa. O treinamento faz parte do cronograma de implantação do Projeto “eSocial”, do Governo Federal, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8373/2014.

Por meio desse sistema, todos os empregadores passarão a comunicar ao Governo Federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, dentre outras.

O Chefe de Divisão do eSocial na ALRN, Zailton Oliveira, falou sobre a importância do curso. “É extremamente necessário capacitar todos os servidores envolvidos nos processos de gestão de pessoas, bem como de outros setores participantes do programa. O eSocial é uma nova cultura de relacionamento trabalhista, e todos devem estar preparados para usar a ferramenta”, avaliou.

De acordo com Zailton Oliveira, a implantação do programa poderá viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações; eliminar a redundância dos dados fornecidos pelas pessoas físicas e jurídicas; e aprimorar a qualidade das informações prestadas.

Participaram do treinamento os servidores - que irão utilizar o sistema - lotados no setor de Gestão de Pessoas, Remuneração e Benefícios, Financeiro, Saúde e Procuradoria.

 
VOLTAR