08/04/2025
A deputada Divaneide Basílio (PT) dedicou seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta terça-feira (8), a temas como o acompanhamento de projetos de lei relacionados à agricultura urbana e farmácia viva, iniciativas voltadas para a saúde e qualidade de vida das mulheres, a valorização da cultura popular através da memória de Dona Militana, e o debate sobre a Campanha da Fraternidade, além de registrar sua atuação em agendas sociais e comunitárias.
A parlamentar ressaltou a parceria de seu mandato com o deputado federal Fernando Mineiro, que levou o espetáculo teatral "Candeia" às comunidades, abordando o tema das plantas medicinais. Divaneide conectou essa ação com a apresentação na ALRN da Lei Estadual da Agricultura Urbana e da Lei da Farmácia Viva, esta última em processo de implementação no Hospital João Machado, em Natal, visando estimular o uso consciente e os benefícios das plantas medicinais.
"É muito importante que a gente estimule como uma prática ancestral, mas também como uma prática atual, garantindo mais saúde, mais vida para as pessoas, mas também um saber equilibrado para o uso na medida certa", observou.
Divaneide também informou sobre a realização do ‘Café com Diva’ no âmbito do projeto ‘Mudando Hábitos’, focado na saúde e bem-estar feminino. "O nosso debate junto às integrantes do grupo foi justamente sobre mudança de hábitos e o equilíbrio da saúde das pessoas".
Outro destaque pontuado por ela foi a participação na abertura do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, “comemorando a eleição da primeira mulher para a presidência da entidade”, destacou.
A deputada lembrou ainda a audiência pública conjunta com os deputados Francisco do PT e Hermano Morais (PV) sobre a Campanha da Fraternidade, com foco na ecologia integral, a ser realizada nesta quarta-feira (9), na Casa Legislativa. Ela também relembrou a audiência sobre o centenário de Dona Militana, que resultará em um circuito educativo sobre a vida e obra da homenageada.
Ao final, Divaneide Basílio mencionou a importância da sua "maratona" pelo Seridó, com o objetivo de fortalecer sua presença e atuação nas comunidades da região.