Selo Unale
Líderes partidários criticam uso de emenda e modelo de energias renováveis no RN

29/04/2025

No horário destinado a lideranças partidárias, na sessão ordinária desta terça-feira (29), os deputados Luiz Eduardo (SDD) e Isolda Dantas (PT) se pronunciaram. O parlamentar que foi prefeito do município de Maxaranguape, fez críticas à atual gestão; já a deputada fez críticas ao modelo de energias renováveis implantado no Rio Grande do Norte, que tem atingido, negativamente, o homem do campo.

“Não podemos aceitar palavras sendo distorcidas”, disse Luiz Eduardo, se referindo a conteúdos de vídeos postados pela gestora de Maxaranguape, sobre destinação de emendas federais assinadas por parlamentares de outros estados, sem o apadrinhamento de um legislador local. “Querem brincar com a inteligência das pessoas”, disse Luiz Eduardo.

Reafirmando apoio às energias renováveis, a deputada Isolda Dantas aproveitou o Dia da Caatinga, que marca o 28 de abril, para explicar que o desenvolvimento não pode acontecer a qualquer preço. Ela se referiu ao modelo de exploração de energia eólica no Estado, que tem afetado a vida dos agricultores. Ela citou o caso de um trabalhador que foi fazer um empréstimo no banco, e descobriu que sua terra havia sido colocada como garantia de uma grande empresa de eólica.

“E em muitos casos a promessa de renda é falsa”, disse Isolda, citando o caso do agricultor que emprestou parte de suas terras para instalação de antenas, começou recebendo R$ 3.000,00 por mês e hoje não recebe mais de R$ 800,00. “Não queremos energia renovável desse jeito”, disse Isolda, sugerindo que as pessoas assistam ao filme ‘Filhas do Vento’, para compreender como a caatinga sofre ameaças. “Chamo atenção do poder público e do Ministério Público que não podem fazer de conta que nada está acontecendo”, encerrou Isolda.

Álbum de fotos

Acesso Rápido