Selo Unale
Líderes parlamentares comentam compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

30/04/2025

O deputado Gustavo Carvalho (PL) foi o primeiro deputado a usar o horário dos líderes, durante sessão ordinária desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa para repercutir o escândalo nacional sobre o desvio de R$ 48,7 milhões pagos em 2020 pelo Consórcio Nordeste à empresa Hempcare para a compra de 300 respiradores pulmonares que nunca foram entregues. A Polícia Federal investiga o caso ocorrido em 2020, durante a pandemia da Covid-19. O parlamentar lembrou que a Assembleia Legislativa foi vigilante, à época, ao instalar a Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), para investigar os valores repassados pelo Governo do Estado à empresa.

“Nós apuramos o que o Brasil está sabendo hoje. Irregularidades mil. Dizer aqui que se a Polícia Federal fizer o trabalho dela, muita gente vai ser presa”, disse Gustavo Carvalho.

Em 2020, o Consórcio Nordeste contratou a Hempcare, uma empresa sem experiência em fornecimento de respiradores, para a compra dos ventiladores pulmonares. Os equipamentos nunca foram entregues, e a totalidade do valor pago até hoje não foi recuperada.

“Eu e o deputado Kelps fomos a Brasília. Não ficamos calados e esta Casa Legislativa está de parabéns por toda a apuração que fez. Agora é fazer justiça e colocar na cadeia quem é culpado”, concluiu Gustavo.

Na sequência o deputado Francisco do PT comentou o mesmo assunto. Ele que foi relator, destacou que a CPI instalada na Casa Legislativa não identificou nenhum desvio realizado pelo Governo do Estado e nenhum servidor estadual com o crime. Sendo, inclusive, o único estado do Nordeste que recebeu parte dos recursos pagos à empresa, através de ação judicial.

“Se tem alguém culpado, que pague pelo que cometeu. Mas aqui no RN a CPI provou que não houve participação de nenhum servidor estadual e nem da administração estadual”, ressaltou Francisco, que na época foi relator da CPI.

Francisco comentou sobre os avanços do Governo do Estado, diante de algumas críticas realizadas por outros parlamentares. “As críticas só servem para o governo Fátima? Quase 100% das estradas estavam destruídas e estão sendo refeitas. O PIB do RN cresceu 6,1%. Em 2018 o limite de pessoal era de 63,64%, agora está em 57%. Desemprego era de 12,8% e hoje é 8,5%, caiu o desemprego no RN. No ano passado tivemos o maior aumento da renda per capta por habitante do Nordeste. Os indicadores da segurança mostram que o Rio Grande do Norte hoje é diferente. Isso significa que está tudo às mil maravilhas? Não! Ainda temos muito a caminhar em busca de um estado melhor”, enfatizou.

Finalizando, o deputado Luiz Eduardo (SDD) falou sobre o índice de rejeição da Governadora que chega a mais de 70%. “A população está errada? Essa narrativa dos aliados está desgastada. As estradas estão se dissolvendo. A falta de água no Agreste. Os hospitais lotados. Remédios faltando. Assaltos. Consignados atrasados. Médicos sem receber. Emendas dos deputados que não são repassadas. E está tudo certo? Para quem?”, indagou o deputado Luiz Eduardo.

Acesso Rápido