17/09/2025
A votação, ontem, na Câmara Federal, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores, a chamada PEC da Blindagem, foi citada pelo deputado José Dias (PL). Foi durante a sessão plenária desta quarta-feira (17), na ALRN.
"Essa PEC reflete a situação geral do país, situação dificílima, e mostra como o Nordeste está pagando por votar mal", disse o deputado. José Dias afirmou que não será beneficiado pelo projeto, que está para ser votado no Senado. "Em 39 anos de atividade parlamentar não tive necessidade disso, então por que teria. Mas temos que restituir aquilo que a Constituição Federal de 1988 consagrou e que retiraram demagogicamente", disse.
O deputado afirmou que o teor do projeto traz segurança para o povo. "Há uma necessidade absoluta para que haja a verdadeira imunidade. E é preciso ressaltar que se o deputado comete uma falta grave e sua Casa for conivente, o povo tem, na eleição seguinte, o poder absoluto para punir pela falta que cometeu", disse.
José Dias afirmou que o povo é que merece ser o juiz supremo, pois tem a prerrogativa de punir os que cometem irregularidades.
A saúde pública foi novamente tema do discurso do deputado Luiz Eduardo (SDD). O parlamentar pediu ao governo para que tenha sensibilidade diante das dificuldades do Hospital Walfredo Gurgel, o maior do RN. "Lá tem faltado insumos, materiais hospitalares, cirúrgicos e há tomógrafos queimados, com problemas que precisam ser restabelecidos", disse.
A estiagem pela qual passa o RN foi a pauta do deputado Vivaldo Costa (PV). O deputado defendeu a criação do programa Seca Verde, como estratégia de convivência e segurança hídrica não somente para o Seridó, mas para outras regiões penalizadas pela falta de chuvas.
"Apenas 4% da área total do Estado não está mergulhada na seca este ano. O Seridó convive com períodos prolongados, com redução da produção agropecuária, ameaça à segurança alimentar e provocando o êxodo rural. As mudanças climáticas tendem a intensificar esse cenário e o programa Seca Verde propõe uma abordagem moderna, com captação, armazenamento e uso racional da água, além de educação ambiental e práticas produtivas adaptadas ao semiárido", defendeu o deputado.
A deputada Eudiane Macedo (PV) celebrou a chegada, em Touros, na comunidade Do Geral, da nova ponte, uma obra esperada há mais de 15 anos pelos moradores do povoado e da região. O mandato da parlamentar destinou emenda para a realização da obra.
"Estivemos pessoalmente na comunidade e fiquei muito sensibilizada em ver as condições da antiga ponte. A nova ponte é mais larga e segura. Agradeço ao prefeito Pedro Filho, pela execução. Cada passo dado em direção ao progresso é uma vitória para todo o nosso estado, com obras que fazem diferença na vida da nossa gente", disse.
Álbum de fotos