02/10/2025
A Assembleia Legislativa do RN realizou, na tarde desta quinta-feira (2), sessão solene de entrega de títulos honoríficos de cidadão norte-rio-grandense a cinco personalidades que prestam relevantes serviços para o estado. Participaram da cerimônia o deputado propositor – Francisco do PT – seus colegas Ubaldo Fernandes (PSDB), Eudiane Macedo (PV) e Adjuto Dias (MDB), o procurador-geral da Casa, Dr. Renato Guerra, e ainda representantes do Governo do Estado, do Tribunal de Contas do RN e da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional RN.
Francisco iniciou seu discurso destacando o fato de que é a sua primeira entrega de título honorífico em quase sete anos como deputado estadual. “Esta é a primeira sessão solene de entrega de títulos que nosso mandato realiza em quase sete anos. Daí vocês já tiram a importância. Por isso, eu já quero dizer da minha alegria e honra em propor esta solenidade”, disse.
O parlamentar contou que já concedeu a honraria como vereador de Parelhas e sabe o quanto ela é importante tanto para quem promove quanto para quem recebe.
“Além disso, eu tive a honra de receber o título de cidadão em vários municípios do RN. Então, para mim, é uma felicidade enorme estar aqui homenageando essas pessoas que realizam trabalhos tão relevantes para o nosso estado”, acrescentou.
Segundo o deputado, “a pluralidade dos que aqui estão representados reflete uma característica importante do nosso mandato, que é a disposição para o diálogo, sem preconceitos e sem barreiras. Reflete também as distintas maneiras pelas quais uma pessoa pode contribuir com o povo de um estado. E eu posso dizer, sem dúvidas, que cada um que está aqui contribuiu e continuará contribuindo de forma valorosa com o nosso Rio Grande do Norte”, garantiu.
Em seguida, Francisco do PT reconheceu e parabenizou cada um dos homenageados, “por sua trajetória exemplar, destacando o compromisso com a sociedade, a atuação ética e a dedicação em favor do RN”.
Finalizando seu pronunciamento, o propositor afirmou que, em razão de destacada e longa trajetória de cada um dos homenageados, entende que “todos possuem um conjunto relevante de atividades realizadas e serviços prestados, o que fundamenta a indicação para o título honorífico”.
“Para mim, é motivo de muita alegria e honra estar aqui, neste momento, representando a nossa população e homenageando essas pessoas que fazem tão bem ao Rio Grande do Norte. Isso é muito gratificante. Portanto, parabéns a todos vocês, novos cidadãos do nosso querido RN!”, concluiu Francisco do PT.
Na sequência, o presidente do Conselho Federal da OAB e representante dos homenageados, José Alberto Simonetti, proferiu seu discurso, frisando a defesa da Constituição Federal e da democracia brasileira.
“Eu tenho uma convicção suprapartidária, que não se permite ser permeada por qualquer tipo de ideologia. A ideologia da Ordem não é de ‘Direita’ nem de ‘Esquerda’; ela é governada pela advocacia e tem um partido que se chama ‘Constituição da República Federativa do Brasil’”, destacou.
Para Simonetti, essa é a sua missão – e a dos 24 deputados da Casa.
“E é também a missão de cada um dos 220 milhões de brasileiros: defender o Estado Democrático de Direito e os exatos termos da Constituição Federal de 1988, sob qualquer perspectiva. Nós não podemos permitir elasticidade na interpretação da Constituição, a começar pelo princípio mais sagrado que ela carrega consigo: o de que todos nós somos iguais perante a lei”, asseverou o homenageado.
De acordo com o advogado, defender a democracia é defender, sim, a polarização.
“Porque não é ela que divide o Brasil. Pensar diferente do outro não pode me fazer inimigo de ninguém. Todos nós devemos estar abertos ao debate, sem preconceitos. O que falta ao Brasil, além da paz que temos perseguido, é o diálogo. Os brasileiros estão cansados. Nenhum brasileiro - de Direita, Esquerda ou Centro, aguenta mais viver os sobressaltos que nos tomam a cada manhã”, desabafou.
Por fim, José Alberto Simonetti afirmou que “o Brasil que queremos é o país da união, do diálogo e da paz”.
“E é por isso que eu estou aqui hoje, com a honra que me é dada, a me comprometer com a cidadania do Estado do RN, para que possamos promover o diálogo necessário e respeitoso, a fim de cumprir os ditames da Constituição. Portanto, vida longa ao RN, à Assembleia Legislativa, à nossa sociedade norte-rio-grandense e à advocacia deste Brasil! Muito obrigado!”, finalizou.
Homenageados:
Antonio Francisco Linhares Neto
Cynthia Gabrielle de Oliveira Gomes Pereira
Flávio Valdez Martins da Silva Filho
João Leal Eulálio
José Alberto Simonetti
Luís Telmo Feitosa (Padre) (ausente)
Álbum de fotos