22/10/2025
O diretor de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Mário Sérgio Gurgel, participou nesta quarta-feira (22) do painel “Inteligência Artificial Aplicada ao Processo Legislativo: Primeiros Passos e Melhores Práticas”, promovido pela Bússola Tech. O debate reuniu gestores e especialistas de diferentes Casas Legislativas do país para discutir como a IA está sendo incorporada à rotina dos parlamentos, seus desafios e oportunidades.
Moderado por Luís Kimaid, diretor-executivo da Bússola Tech, o encontro destacou a importância da preparação e governança das bases de dados, da escolha de áreas prioritárias de aplicação e da criação de modelos de gestão que garantam o uso ético, seguro e eficiente das novas tecnologias.
Durante o painel, Mário Sérgio Gurgel apresentou as experiências da Assembleia Legislativa do RN, que tem se consolidado como referência nacional em inovação legislativa, especialmente com o desenvolvimento de sistemas próprios e soluções tecnológicas voltadas à transparência e à eficiência administrativa. Ele destacou os primeiros passos e as melhores práticas adotadas pela Casa, como o desenvolvimento do sistema Legis Vídeos com transcrição, o uso de reconhecimento facial no plenário e outros.
Também apontou os próximos avanços previstos, incluindo ferramentas de atendimento ao legislativo, verificação de leis e facilitação da consulta da população a tópicos legislativos, além do investimento em treinamento de pessoal e disseminação interna dessas soluções. “O objetivo é facilitar a comunicação natural entre a população e a Assembleia, para que nossos sistemas, em conjunto com a inteligência artificial, possam responder às consultas de forma precisa e eficiente”, disse.
O debate contou também com as participações de André Freire (Câmara dos Deputados), Bruno Thomasi (GovSys) e Fábio Moreira (Assembleia Legislativa de Pernambuco), que compartilharam iniciativas em andamento nas suas instituições.