Selo Unale
Gesane aborda Ceasa Itinerante e redução de jornada para pais de deficientes

16/05/2012

Um dos assuntos tocados pela deputada estadual Gesane Marinho (PSD) na Sessão Plenária desta quarta foi o projeto Ceasa Itinerante, de sua autoria. Ela relatou que esteve reunida com o diretor presidente das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN), José Adécio, para tentar viabilizar o projeto, inspirado no “Sacolão na Comunidade”, que existe no Rio de Janeiro desde 2008. A intenção é atender a comunidades carentes a partir da comercialização de produtos hortifrutigranjeiros a preço de custo em ônibus com interiores adaptados, que circulam semanalmente pelos bairros permitindo esta modalidade de venda.

A parlamentar argumentou que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2009, em aproximados 435 mil lares potiguares, a segurança alimentar não é garantida em sua plenitude.
 
Mais tempo com filhos deficientes
 
Outro tema foi a redução de jornada para pais com filhos deficientes. Gesane Marinho solicitou que o Governo do Estado envie à Assembleia a mensagem que trata da redução da jornada de trabalho destes pais, para que o projeto seja apreciado e votado pelos deputados. Há cerca de um ano, a parlamentar realizou uma Audiência Pública para discutir o tema e, na oportunidade, elaborou o anteprojeto de lei que foi enviado ao Executivo.
 
Segundo o projeto, todas as servidoras ligadas à administração direta ou indireta do Governo do Estado que possuem pelo menos um filho com deficiência poderão solicitar, por meio de processo administrativo, a redução de duas horas diárias da carga horária de trabalho. A medida vai permitir que elas tenham mais tempo para dedicar aos seus filhos e poder acompanhá-los às terapias, consultas, entre diversas atividades que são aconselhados a desempenhar para auxiliar o desenvolvimento sensorial, motor e físico.

Acesso Rápido