Selo Unale
Campanhas

Atenta às temáticas de interesse da sociedade, a Assembleia Legislativa desenvolve Campanhas Publicitárias sistemáticas que buscam conscientizar a população norte-rio-grandense.

Lançada em 2024, a campanha institucional intitulada "Sou ALRN: Orgulho em Servir", destacou os avanços obtidos pelo Legislativo nos últimos anos, ressaltando a autoestima dos servidores em fazer parte do trabalho, desempenhando papel decisivo na Gestão Pública, com missão de servir o interesse coletivo, mantendo sigilo e ética.

A violência nas escolas pautou em 2023, na Assembleia Legislativa, campanha educativa enfatizando a importância da participação e acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina dos filhos, alertando que os cuidados devem ser permanentes não apenas fora, como também dentro de casa - pretendendo fazer com que toda a comunidade escolar conviva de forma íntegra e respeitosa, replicando um espaço para o diálogo e o cultivo da resiliência e da empatia.

“Antes de acontecer, o feminicídio dá sinais”. Com este alerta, a ALRN chamou a atenção da sociedade, em 2023, para o grave problema da violência contra o gênero feminino no âmbito do Rio Grande do Norte. Além do alerta aos altos índices do feminicídio, as ações do legislativo focaram na prevenção.

Com o tema “O Alzheimer apaga histórias. Cuide-se”, a Assembleia Legislativa abordou em 2022 campanha de conscientização em torno da condição que causa a perda gradual da memória, a dificuldade de lembrar informações recentes ou até mesmo o completo esquecimento de tarefas simples a serem cumpridas no dia a dia. A doença, que atinge uma média de 1,2 milhão de pessoas da população idosa no Brasil, entrou na pauta do Legislativo a partir de projeto de lei, de iniciativa parlamentar, que instituiu a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências no Estado do Rio Grande do Norte.

Aproximar o Poder Legislativo da sociedade. Com esse objetivo a ALRN lançou em 2021 a campanha de comunicação em que apresentou o personagem virtual “Legis”, feito em animação 3D, que passou a mostrar como funcionam as deliberações da Casa e dos seus 24 deputados.

A cada 15 minutos uma pessoa precisa de sangue no Brasil. Atenta à necessidade de reposição dos bancos de sangue no Rio Grande do Norte, sobretudo no período de pandemia da Covid-19, que provocou o distanciamento social entre pessoas, a Assembleia Legislativa lançou campanha, em 2021, buscando conscientizar a população e estimular a doação de sangue.

“Respeito. Todo mundo gosta”, esse foi o slogan da campanha lançada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em 2021, buscando despertar na sociedade a necessidade de praticar o respeito às diferenças. Ações contra o preconceito, racismo e homofobia balizaram a iniciativa.

O ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, provocou o isolamento das pessoas em suas casas, em quarentena. Na ocasião, o mundo parou e os efeitos foram sentidos na economia, na educação e em questões sociais também, à exemplo da violência doméstica. No Brasil, os números aumentaram e no Rio Grande do Norte, os casos cresceram (assustadoramente) 258%. Para combater a violência dentro de casa e conscientizar as pessoas em relação aos danos físicos e psicológicos que a vítima acumula, a Assembleia Legislativa lançou a campanha “Violência Doméstica: precisamos dar um basta nisso”.

De forma pioneira, em virtude da pandemia, a campanha foi lançada em ambiente virtual.

Em busca de equilíbrio para as relações entre as famílias, soluções para uma geração que cresce sob pressão com alienação parental, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lançou, em 2019, a campanha “Alienação parental - os mais prejudicados são os filhos”, abrindo espaço para o debate na sociedade sobre o assunto, definido por lei como a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Em 2019, a ALRN lançou campanha abordando o trabalho desempenhado pelos deputados e pelo Legislativo Estadual, que têm a atribuição constitucional de legislar, fiscalizar e julgar as contas do Executivo. Nos últimos anos, os 24 deputados estaduais têm ampliado as atividades em diferentes esferas: no incentivo à criação de leis; no apoio a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho e destinando emendas que se transformam em benefícios para a população.

Ainda tabu para uma parcela da população, o autismo foi tema de outra campanha de grande alcance em 2018. Motivada pelo aumento no registro de casos e trazendo esclarecimentos sobre o distúrbio, a campanha “Autismo: entenda o ritmo de cada um”, prestou relevante serviço ao colaborar com o fim de preconceitos e informar a população sobre os destaques desse tema.

Com a campanha, a Assembleia Legislativa apresentou uma série de iniciativas parlamentares em favor da causa.

Campanha de grande destaque em 2018, a ação abordou o abuso infantil. Com o tema “Para algumas crianças, monstros existem”, a campanha apresentou duas personagens fictícias: Bia e Artur, crianças que sofreram abusos de pessoas conhecidas pela família ou através de abordagens nas redes. A iniciativa teve grande repercussão na sociedade e chegou até a Rede Ensino pública e particular do Rio Grande do Norte.

No primeiro semestre de 2018, a atenção ao idoso foi o tema da campanha “A vida começa frágil e termina também”, que abordou a importância no cuidado com a pessoa idosa. “Cuide de quem dedicou a vida a você e respeite os idosos: dê preferência em filas, assentos de transporte público e respeite as vagas exclusivas”, alertou a campanha.

A Assembleia Legislativa lançou em 2017 campanha publicitária para estimular a doação de órgãos e a desmitificação do tema com informações pertinentes. A ação foi veiculada em jornais, televisão, rádio e mídias sociais.

O papel do Poder Legislativo, tema de campanha institucional em 2016, apresentou à população as atividades da Casa Legislativa é a missão de trabalhar em favor do bem comum e dos interesses do povo - através de projetos de lei, requerimentos e ações legislativas. Para explicar essas atividades, a Assembleia lançou uma série de ações que destaca o papel institucional dos 24 deputados estaduais.

A campanha detalha as ações dos parlamentares nas sessões ordinárias e solenes, audiências públicas e o trabalho nas Comissões Legislativas nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente, infraestrutura e outras.

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foi reforçado em mais uma campanha lançada em 2015. Com o tema “O perigo aumentou. O combate ao mosquito é urgente. Faça sua parte!”, a campanha alertou a população sobre o aumento de casos e novas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Ainda em 2015, a Assembleia Legislativa promoveu a campanha: “Adoção: amor não se escolhe”, buscando estimular a adoção sem restrições de crianças e adolescentes - desconsiderando critérios como cor da pele, idade, sexo e outras características físicas.

Em 2015, a Assembleia Legislativa completou 180 anos. Para celebrar a data, a Casa lançou campanha divulgando o trabalho realizado ao longo de sua história em favor da população potiguar. Ações publicitárias, eventos e publicações literárias fizeram parte da campanha que mostrou a evolução do Legislativo Potiguar.

Acesso Rápido