Segurança Pública será tema de audiência em São Gonçalo do Amarante

31/10/2019

A Segurança Pública será tema de discussão na manhã da sexta-feira (1), às 9h, na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. A audiência pública, proposta pelo deputado Francisco do PT, tem como foco buscar soluções para a situação no município, que apresenta altos índices de violência e é uma das mais importantes do Estado.

Situado na Região Metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante é o quarto maior município do Rio Grande do Norte e tem grande importância para a economia do RN. Contudo, nas últimas duas décadas, a cidade observa o crescimento populacional e econômico serem acompanhados pela elevação nos índices de insegurança, inclusive de violência.

"É para debater e encontrar soluções para esse gravíssimo problema que requeremos a audiência pública, na expectativa que contribua para amenizar a qualidade de vida de milhares de norte-riograndenses que vivem nesse município", explica Francisco do PT.

Em agosto deste ano, o Atlas da Violência publicou levantamento referente a 2017, onde São Gonçalo do Amarante foi apontada como a terceira cidade mais violenta do Brasil proporcionalmente, ficando atrás somente de Maracanaú, no Ceará, e Altamira, no Pará. A cidade potiguar apresentou taxa de 132,2 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Na opinião de Francisco do PT, para solucionar a situação é preciso um esforço conjunto do poder público, sociedade civil e demais setores da população.

Para o encontro foram convidadas autoridades das áreas de segurança pública do Rio Grande do Norte e do município, além de deputados estaduais e parlamentares do município, que irão discutir alternativas e necessidades para a melhoria no quadro.