Selo Unale
Assembleia Cidadã prepara artesão de Santa Cruz para turismo religioso

16/05/2012

A preparação do artesão local para a produção de Imagens de santos, utilizando a argila, está sendo uma novidade da 14ª edição da Assembleia Cidadã, que a Assembleia Legislativa está promovendo nesta quarta feira e amanhã, na cidade de Santa Cruz na região Trairi.
O objetivo, segundo a coordenadora do Programa Magaly Cristina é envolver o artesão no segmento do turismo religioso que está ganhando força na região, desde que foram iniciadas às visitações à imagem de Santa Rita de Cássia, naquela cidade, considerada a maior do Brasil.
“Nós trouxemos o mestre José de Santana, de São Gonçalo do Amarante, indicado pelo SEBRAE. Ele é um dos três melhores do Estado que produzem imagens de santo, com argila, material abundante e de boa qualidade em Santa Cruz. Depois desse treinamento, essas pessoas vão ter uma fonte de renda na comercialização das peças”, afirmou.
Durante todo o dia de hoje, o que repetirá amanhã, José de Santana coordenou uma oficina de produção de fôrmas com detalhes de Santa Rita e acredita que depois desse treinamento deverão surgir escultores da imagem da santa.
“Gosto muito do artesanato religioso porque é uma cultura milenar de grande valor. O turismo religioso está em expansão em Santa Cruz e esse trabalho será muito importante para quem se dedica ao artesanato. A tendência é o artesão entrar nessa tipologia”, afirma Santana.
As atividades da Assembleia Cidadã estão sendo desenvolvidas na escola estadual Cosme Ferreira Marques e na rua Aluizio Bezerra, das 7h30 as 11h30 e das 13h30 as 17h30.
De acordo com Magaly Cristina a partir de Santa Cruz a Assembleia Cidadã entrou na fase de aperfeiçoar mais ainda os serviços colocados à disposição dos moradores dos municípios por onde ela passa, Para tanto, na visita técnica que antecede a realização do Programa é feito um levantamento das principais necessidades, entre os serviços oferecidos.
Em Santa Cruz, na área de Saúde foi identificada uma demanda reprimida nas especialidades dermatologia e mastologia. “Para minimizar essa demanda, já que não é possível resolver em apenas dois dias, trouxemos profissionais para o atendimento da população”, disse.
Estão sendo prestados serviços, gratuitamente, nas áreasde ação social, saúde e recreação.

Acesso Rápido