Selo Unale
Assembleia Legislativa realiza audiência sobre exploração racional da aqüicultura no RN

18/05/2012

Nesta segunda-feira, 21, a Assembleia Legislativa realiza uma audiência pública sobre a exploração racional da aquicultura no Rio Grande do Norte, às 9h30, no auditório Robinson Faria. A audiência é uma proposição do deputado George Soares.

Segundo o deputado, o Estado oferece uma série de condições favoráveis à exploração da aqüicultura, tais como condições climáticas excepcionais, maior produtividade, mão-de-obra abundante, incentivos fiscais e ampla disponibilidade de águas, entre açudes, barragens e lagoas naturais, afora os quase quatrocentos quilômetros de praias existentes no RN e ainda inexplorados.

George Soares crê que a implantação de projetos de aqüicultura – criação de peixes, camarão, ostras e outros organismos aquáticos em cativeiro – permite o consorciamento com a agricultura e a pecuária, ampliando as possibilidades de geração de emprego e renda à população.

O deputado constata, entretanto, que apesar das amplas possibilidades oferecidas, esse enorme potencial não vem sendo adequadamente explorado no estado. Mesmo a carcinocultura, diz ele, necessita de um realinhamento que garanta sua sobrevivência.

Entre os tópicos a serem debatidos na audiência pública estão o financiamento público e privado da atividade, a introdução de novas tecnologias que assegurem maior produtividade sem agressões ao meio ambiente, a formação de mão de obra especializada e a organização gerencial do setor.

George Soares acredita que o encontro deve contribuir de forma exponencial para a implantação de uma política governamental séria e efetiva que contribua para o desenvolvimento plenamente sustentável da aqüicultura no estado.

Foram convidados o secretário de Agricultura Betinho Rosado, de Desenvolvimento Benito Gama, diretores da Emater e Idema, Sebastião Ronaldo e Gustavo Szilagyl respectivamente, Superintendente do Ibama, Alvamar Costa, Superintendente do BNB, José Maria Vilar, professores da UFRN, Ufersa, Uern, Ifrn, e ainda, representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão/RN, Associação Norte-riograndense de Criadores de Camarão, Sindicato da Pesca, Federação dos Pescadores do RN, Faern, Fiern, Sebrae, Femurn, dentre outros. 

Acesso Rápido