Selo Unale
Eudiane Macedo evidencia importância da campanha contra o assédio às mulheres

19/02/2020

A campanha contra o assédio às mulheres embasou o discurso da deputada Eudiane Macedo (Republicanos) nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa. A parlamentar lembra que apesar do assunto estar sendo destacado durante o período carnavalesco, a importunação sexual é algo deve ser evidenciado durante o ano todo.

“A campanha #CarnavalSemAssédio acontece em todo o Brasil e nós precisamos falar sobre isso sim. Durante décadas esse tipo de comportamento foi normalizado, encarado como algo natural. Mas não é. Se a mulher sinaliza, seja dizendo não, seja se afastando, seja fazendo uma cara feia, é não. E se ela não quer, deixa de ser paquera e passa a ser assédio”, disse Eudiane.

A parlamentar apresentou dados de uma pesquisa da Datafolha apontando que 42% das brasileiras com 16 anos ou mais declara já ter sido vítima de assédio sexual, sendo mais comum o assédio nas ruas e no transporte público. Nas ruas, uma em cada três brasileiras adultas (29%) declara já ter sofrido assédio sexual.

Eudiane chamou a atenção também para o assédio sexual nos meios de transporte. “Esse tipo de assédio é sabido por todos, mas ainda pouco abordado, como se fosse algo de menor importância. Por esse motivo, inclusive, nosso mandato apresentou projeto de lei, aprovado por esta Casa e pendente de sanção pelo Governo do Estado, que determina a fixação de cartaz explicativo sobre a importunação sexual nos transportes públicos do Rio Grande do Norte”, ressaltou a deputada.

A parlamentar lembrou ainda que o assédio é crime e a pena prevista para a importunação sexual é de um a cinco anos de reclusão.

Álbum de fotos

Acesso Rápido