Selo Unale
Leonardo diz que Emenda 29 vai aliviar problemas da saúde pública

14/06/2012

O deputado Leonardo Nogueira-DEM disse nesta quinta feira (14) que a saúde é o segmento da administração pública mais difícil de administrar e, por isso, é preciso que haja uma mobilização da bancada do Rio Grande do Norte em Brasília, em torno da emenda 29, que será votada pelo Senado antes do recesso do meio do ano.
“Hoje a situação é muito difícil, não só no Rio Grande do Norte, mas em todos os estados. A emenda 29 determina o percentual mínimo de recursos que devem ser destinados à saúde pública pela União, Estados e Municípios. A votação do Senado pode minimizar essa situação”, afirmou.
Ele disse ainda que atualmente é muito difícil o cidadão conseguir um atendimento, notadamente nas cidades da região Norte, porque o financiamento do SUS é insuficiente.
“Não há nenhum segmento da saúde – continuou o parlamentar – “que se sinta estimulado por causa da falta de reconhecimento, financiamento da saúde; infraestrutura e falta de insumos. A conseqüência disso tudo é o colapso em que se encontra o setor.
O projeto do Senado determina que o investimento na Saúde seja 10% cento da receita bruta, a ser atingido em cinco anos, ou seja, quase um terço a mais do orçamento deste ano. ”Atualmente o País investe apenas 3,5% em saúde pública. O que as entidades pretendem é que o Senado aprove o projeto original de 2007, que foi modificado na Câmara dos Deputados.

Acesso Rápido