Major brigadeiro José Hugo Volkmer é o novo cidadão norte-rio-grandense

15/06/2012

O comandante da Primeira Força Aérea (I FAE) – com sede em Parnamirim -, o major brigadeiro do ar, José Hugo Volkmer é o mais novo filho do Rio Grande do Norte. Na manhã de hoje (15), a Assembleia Legislativa, por iniciativa do presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta, concedeu o título honorífico de cidadão norte-rio-grandense ao comandante pela sua missão e rotina de trabalho no Estado, bem como a repercussão que a formação dos pilotos promovida no RN tem para a segurança nacional. “Este título é o reconhecimento desse trabalho que a todos orgulha. Nosso sincero agradecimento por elevar o RN a este patamar”, declarou Ricardo Motta.

Em seu pronunciamento, o presidente da AL fez um breve histórico da carreira do major brigadeiro, destacando os cursos feitos por ele durante seus 31 na Força Aérea. “O termo cidadania, na Constituição Federal diz respeito ao direito que temos à vida, à liberdade, igualdade, segurança e propriedade. No entanto, este termo se reveste de um sentido mais amplo, agregando nossos deveres em favor de uma cidade, um estado, um país. José Hugo Volkmer é um cidadão gaúcho, mas diante do sentimento maior de servir ao Brasil, saiu de seu estado e percorreu outros caminhos”, disse Ricardo.

O presidente destacou, ainda, o papel da Aeronáutica na segurança das fronteiras brasileiras. “A ‘guerra’ hoje travada pela Aeronáutica, Exército e Marinha é contra aquilo que tem a ver com a vida dos nossos jovens: as drogas, o mal que aflige todas as camadas sociais. A missão primeira da Aeronáutica é o combate ao narcotráfico. Há sete anos, registraram cerca de 300 voos clandestinos entrando no Brasil, com carregamento de drogas. Hoje, esse número é quase zero. Além disso, há o apoio às comunidades indígenas”, afirmou.

O homenageado fez agradecimentos à Força Aérea por tê-lo trazido ao Rio Grande do Norte. “Agradeço a Força Aérea que me trouxe a Natal, terra de um subsolo generoso, potencial energético elogiável, mar apaixonante. No entanto, ao chegar aqui, há 31 anos, o que mais me chamou atenção foi o povo, que é o mais hospitaleiro que já conheci. Não só a população da capital, mas no interior também. Uma terra que mesmo judiada pela seca, é habitada por gente de bem, forte em suas tradições familiares e religiosas”, declarou José Hugo Volkmer.

FORMAÇÃO DE PILOTOS NO RN

Natal é a sede da Primeira Força Aérea Brasileira, que especializa os pilotos da Força Aérea nas aviações de Caça, Asas Rotativas, Transporte, Reconhecimento e Patrulha. Todos os pilotos operacionais – caça, helicóptero, patrulha, reconhecimento e transporte – têm sua formação subordinada à Primeira Força Aérea Brasileira. “O RN tem a satisfação de ser sede da primeira Força Aérea Brasileira, tão bem comandada pelo major brigadeiro José Hugo Volkmer. Ainda mais por saber que a formação desses pilotos que garantem a segurança do nosso país acontece aqui”, disse Ricardo Motta.

HOMENAGEADO

José Hugo Volkmer nasceu no dia 12 de dezembro de 1957, natural de Estrelas (RS), é casado e pai de quatro filhos. Possui os cursos de Formação de Oficiais Aviadores; curso de Tática Aérea; de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica; de Comando e Estado-Maior; e de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG. Além disso, fez curso de Comando e Emprego; e de Líder de Esquadrilha de Caça. O comandante possui mais de 5.000 horas de voo.