Selo Unale
Saúde bucal: prevenção ainda é o melhor caminho

20/06/2012

“A melhor forma de se cuidar ainda é a prevenção”, informa a dentista Angelina Gomes, do Setor Médico da AL, que proferiu palestra sobre o assunto, hoje (20) para os servidores da Casa. A boa notícia é que os cuidados são simples, mas devem ser tomados desde a infância.

         
As doenças mais frequentes tem uma lista liderada pela cárie e inclui diversas outras patologias como a gengivite, candidíase bucal, afta, herpes e o câncer bucal. Este último, assim como o de mama, pode ser evitado com um simples auto exame. “De uma forma geral o alerta é que fazendo o básico, a gente pode prevenir várias doenças e o auto-exame precisa ser estimulado, disse a palestrante. Esse exame é simples, eficaz e capaz de identificar alterações, que servem de alerta para procurar o dentista a fim de identificar possíveis lesões.
 
           
Sobre o câncer bucal, a Organização Mundial de Saúde o considera como uma das causas mais comuns de morbidade e mortalidade. Estima-se que 43% das mortes são causadas pelo uso do tabaco, consumo de álcool, maus hábitos alimentares, estilos de vida e infecções. Os principais fatores de risco são o tabaco e o consumo de bebida alcoólica.

Acesso Rápido