Deputado Leonardo Nogueira sugere desassoreamento do rio Piranhas-Açu

22/06/2012

Preocupado com o avançado processo de assoreamento, o deputado Leonardo Nogueira-DEM solicitou, por meio de requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, ao secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos-SEMARH Gilberto de Oliveira Jales e ao presidente da CAERN, Yuri Tasso a intervenção junto ao ministério da Integração Nacional para que seja feito o desassoreamento do rio Piranhas-Açu.
Leonardo disse que o assoreamento é uma das causas de morte de rios, por causa da redução de profundidade. O Piranhas, que banha a Paraíba e o Rio Grande do Norte está sofrendo assoreamento pelas práticas agrícolas irresponsáveis e da retirada de areia para a construção civil.

“O rio tem a maior bacia hidrográfica do Rio Grande do Norte, ocupando uma superfície de 17.500 quilômetros quadrados, correspondendo a 32,8 por cento do território do Estado, onde são encontrados 1.112 açudes. O seu desassoreamento vai revitalizá-lo e evitar que na época de suas cheia a população ribeirinha sofra as consequências, além de contribuir para os trabalhos preventivos da Defesa Civil nacional, estaduais e municipais”, afirmou.