Selo Unale
Comitiva de parlamentares e empresários da Alemanha visita Assembleia Legislativa

08/08/2012

 O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), recebeu na manhã desta quarta-feira uma comitiva do estado alemão Renânia-Palatinado (RLP) formada por empresários e parlamentares. Pela terceira vez no estado, o grupo está interessado em ampliar o intercâmbio e aumentar os investimentos no RN.

Segundo o presidente do parlamento da Renânia-Palatinado, Joachim Mertes, a comitiva irá retornar ao Rio Grande do Norte no próximo mês de outubro com um grupo composto por 16 empresários que virão para conhecer as potencialidades do estado. “Estivemos aqui no ano passado com um grupo formado por 16 empresários, dos quais cinco estão atuando aqui no estado. Nossa expectativa é que esse próximo grupo consiga fechar bons negócios para atuar aqui e aumentar o potencial de êxito, de negociação”, afirmou.

Para ele o caráter global exige que as relações não se limitem ao intercâmbio entre países, sendo muito importante também para os estados. “A cada visita vamos nos aprofundando e aproximando cada vez mais as amizades”, disse. O Rio Grande do Norte é oficialmente irmão do estado alemão da Renânia Palatinado desde o ano passado, quando foram assinados os termos de cooperação entre as Assembleias Legislativas e governos estaduais do RN e RPL.

Para o deputado Ricardo Motta a importância desse tipo de intercâmbio é ímpar. “A Assembleia Legislativa tem todo o interesse em facilitar a vinda desses empresários para o nosso estado. Sendo permitida através da apresentação de projetos e matérias, dessa forma é possível retribuir o interesse deles e desejar que eles permaneçam no nosso estado”, declarou.

A Comitiva, capitaneada pelo presidente do parlamento do estado alemão da Renânia-Palatinado, Joachim Mertes, era formada pelo assessor do presidente, Benno Hauck; diretora de cooperação internacional RLP, Claudia Brillmann; diretor da AgroScience, Roland Kubiak; pela empresária Kathrin Heinrichs e pelo cônsul honorário da Alemanha, Axel Geppert.

Investimentos
De acordo com o cônsul honorário da Alemanha, Axel Geppert, uma delegação de empresários brasileiros esteve em Frankfurt no ano de 2009 conhecendo a Bolsa de Valores alemã. “Queremos conversar com o governo, estado e empresários, saber do interesse para repetir essa visita em breve”, disse.

Em outubro próximo o governo do estado alemão vai oferecer um jantar para o Governo do Estado em agradecimento pela parceria e para trazer a Natal representantes de 16 empresas alemãs para conhecerem as potencialidades do Rio Grande do Norte.

Uma dessas empresas atua no ramo de tratamento de água para irrigação, que, inclusive, fará a doação de uma máquina alemã ao CTGás; outra atua na geração de energia a partir de resíduos orgânicos. Os representantes da Renânia-Palatinado falaram sobre a instalação de uma empresa, em outubro, para atuar na dessalinização de água no interior do RN. Outro projeto importante é a instalação de estações de tratamento que utilizam plantas para tratar água. 

Acesso Rápido