Selo Unale
Crise na saúde, educação e manutenção de estradas dominam debate entre líderes da ALRN

31/05/2022

O corte de recursos estabelecido nas instituições federais de ensino do país, a crise na saúde pública potiguar e a falta de manutenção nas estradas do Estado, dominaram o debate entre os líderes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante a sessão plenária desta terça-feira (31). A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) alertou para a possibilidade do Governo do RN perder cerca de R$ 3 milhões, recurso que deveria ser utilizado para a reforma do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

“E o motivo é falta de projeto para realizar a reforma. Isso é falta de gestão, falta de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública. Não apresentou projeto até agora e o prazo final para a obra é até outubro deste ano. E esses recursos estão disponíveis na conta desde 2020, dinheiro do Banco Mundial disponibilizados por empréstimo”, revelou a parlamentar.

Cristiane relatou que a falta de capacidade da Sesap também pode ser percebida no Hospital Maria Alice Fernandes, onde leitos de UTI pediátrica estão “empilhados”. “Falta gestão da Secretaria para instalar os equipamentos, colocar equipes para trabalhar e, enquanto isso, as crianças morrem por falta de leitos neonatal”.

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) voltou a criticar a falta de manutenção nas estradas do Estado. O parlamentar disse que o Governo do RN tem se dedicado a fazer promessas de obras no último ano de gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), quando deveria estar inaugurando projetos. O parlamentar cobrou ações de recuperação nas rodovias que ligam Assu a Carnaubais e a BR 304 a Santana do Matos.

A educação foi o tema abordado pelo deputado estadual Hermano Morais (PV), que por sua vez elogiou recente parceria firmada pelo Governo do RN com a Caixa Econômica com o objetivo de reformar escolas potiguares. No entanto, o parlamentar demonstrou preocupação com o corte no orçamento das universidades e institutos federais de ensino, anunciada pelo MEC.

Segundo Hermano, as instituições potiguares perderão quase R$ 44 milhões do orçamento previsto para este ano. “Isso vai prejudicar prestadores de serviços, principalmente as pessoas mais simples, e vai contra os investimentos que acontecem em pesquisa, ciência e tecnologia”, disse. “Faço um apelo para que sensibilizem o atual governo, para não aprofundar ainda mais o prejuízo causado à educação pública do país”, completou.

Já o deputado estadual José Dias (PSDB) aproveitou o seu discurso no horário dos líderes para criticar o governo Fátima Bezerra. O tucano ainda alertou para as alianças que estão sendo anunciadas pela gestora com antigos adversários.

Álbum de fotos

Acesso Rápido