Eudiane requer reforma para preservação de casarão histórico em São Rafael

31/07/2023

Com o objetivo de preservar parte do patrimônio arquitetônico do município de São Rafael, a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) solicitou a realização de estudo técnico e posteriormente reforma geral do casarão do Barão e Baronesa de Serra Branca, localizado no município da região do Vale do Açu. O pedido, encaminhado ao governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, objetiva sensibilizar as autoridades competentes para que determinem providências urgentes.

“O requerimento foi apresentado a fim de atender ao apelo da classe artística e cultural do município de São Rafael que, através de um manifesto assinado por vários fazedores de cultura, autoridades e população em geral que se preocupam com o futuro deste casarão, onde no qual solicitam a reforma deste patrimônio arquitetônico tombado desde o ano de 2007 e até então nunca foi feito algum tipo de reparo ou reforma”, justifica.

O documento reforça alerta feito pela população local para o desaparecimento total da memória da cidade conhecida como a “Atlântida do Sertão”. Na década de 80, a antiga São Rafael ficou submersa para dar lugar à construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Portanto o casarão é atualmente o último elo que remete à antiga São Rafael, já que a torre submersa da igreja de Nossa Senhora da Conceição, um dos marcos importantes da época, desmoronou em 2010.

De acordo com requerimento protocolado pela parlamentar, o conjunto arquitetônico está “necessitando de imediata providências no sentido de haver um estudo e posteriormente reparos antes que haja uma maior degradação do referido patrimônio histórico do município supra citado”, finaliza.