Selo Unale
Lideranças da Assembleia Legislativa do RN retomam atividades parlamentares

01/08/2023

Administração pública, educação, segurança pública e combate à violência contra as mulheres foram os temas trazidos ao Plenário pelas lideranças partidárias na sessão de reinício dos trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa do RN. José Dias (PSDB), Isolda Dantas (PT), Coronel Azevedo (PL) e Eudiane Macedo (PV) fizeram seus pronunciamentos na manhã desta terça-feira, 1º de agosto. Primeiro a falar, José Dias fez análise sobre as riquezas naturais do Brasil e criticou a administração pública federal e estadual.

“Somos um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais, principalmente água e energia. Apesar disso,  temos problemas de segurança jurídica e entraves ideológicos”, disse José Dias. Em análise pessoal sobre a administração estadual, o parlamentar lamentou o atual período. “Vivemos uma falência administrativa e isso não é segredo. A governadora não tem capacidade para gerir o estado. Ela nunca geriu nada, apenas sindicatos. Espero que saibamos, nas próximas eleições, votar consciente de que nosso voto é fundamental”, disse.

Mudando o enfoque do horário destinado às lideranças, a deputada estadual Isolda Dantas registrou os 18 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, instituída a partir de decreto presidencial que transformou a Escola Superior de Agricultura (ESAM) em UFERSA. “Falo com muita alegria desta data, porque acompanhei de bem pertinho toda a transformação daquela universidade. É muito bonito ver aquela universidade transformando vidas. E fico mais feliz ainda pelo fato de que aquela universidade se transformou nessa gigante por uma ação do presidente Lula. Ele derrubou muros que separavam a população e a classe trabalhadora, da educação”, comemorou.

Terceiro a falar, o deputado Coronel Azevedo trouxe para o plenário uma das bandeiras de seu mandato: a segurança pública. O parlamentar lamentou a morte do guarda municipal Paulo Clebiano da Silva, baleado dentro da viatura na noite de sexta-feira (28) na zona rural de Sítio Novo. “É triste o momento que vivemos na segurança pública no Brasil. Quero deixar aqui o meu repúdio aos defensores de bandidos. Estamos em uma guerra, onde pessoas mal-intencionadas estão ocupando espaços de poder”, afirmou antes de se solidarizar com a família do agente público.

Finalizando o horário das lideranças, Eudiane Macedo destacou a campanha Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, e enfatizou as ações do seu mandato relacionadas ao tema. “Nosso mandato tem lutado para que todos os meses do ano tenham a mesma importância do Agosto Lilás, afinal a luta contra violência acontece todos os dias”, frisou. Entre as ações, destacou a lei da mulher desempregada chefe de família, o aplicativo SOS Mulher, a implantação da Patrulha Maria da Penha no maior número de municípios e outras.

Álbum de fotos

Acesso Rápido