Selo Unale
Deputados abordam contratação de médicos estrangeiros

25/06/2013

A pauta das manifestações sobre a saúde pública foi o tema do pronunciamento do deputado Leonardo Nogueria (DEM) na sessão desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O parlamentar, que faz parte da bancada médica do Legislativo, apresentou um manifesto das entidades da saúde contra a contratação de médicos estrangeiros de Cuba, Espanha e Portugal, sem a revalidação do diploma. As entidades médicas anunciaram uma paralisação nacional da categoria para o dia 03 de julho.

“A saúde pública é uma das maiores vergonhas nacionais. Todos nós brasileiros acompanhamos, presenciamos e participamos dos últimos acontecimentos do país na semana passada. Manifestações populares vivenciadas como uma manifestação de tudo aquilo que o país atravessa. A nossa preocupação é que não venham bons profissionais para apresentar assistência digna a população brasileira””, relatou.
 
Em aparte, o deputado Kelps Lima (PR) questionou os critérios de contratação apresentados pelo Governo Federal e alertou para a necessidade de não utilizar o clamor social para atrair agentes políticos “travestidos de médicos” para ocupar o interior do país. “Não é proibido médico estrangeiro atuar. Ele tem que mostrar conhecimento. Os estrangeiros não vêm trabalhar aqui porque as condições são precárias. Só topam vir trabalhar no Brasil, médicos de baixa qualidade que não seriam aprovados se fossem submetidos ao revalida”, alertou.
 
O deputado Gustavo Carvalho (PSB) relatou a reunião que teve com o médico e senador potiguar, Paulo Davim (PV). “O senador foi um dos representantes do Senado que participou da reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As entidades sugeriram um pacto para que a presidente, Dilma Rousseff, lançasse um concurso público de seis mil vagas com salários de R$ 10.500,00. Não preenchidas as vagas, as entidades aceitariam a importação”.
 
Também médico, o deputado Leonardo Nogueira (DEM) reprovou a iniciativa e destacou as dificuldades de comunicação com os pacientes. “No Sertão o paciente não entende nem mesmo os médicos brasileiros que não são da região”, disse.
 
O deputado Fernando Mineiro (PT) defendeu as medidas do Governo Federal para melhoria da saúde pública como a concessão de bolsas para os residentes. “É muita ingenuidade ou falsidade limitar o debate a contratação de médicos. Devemos trazer médicos estrangeiros com todo o cuidado. O debate é trazer médico qualificado”, defendeu.

Acesso Rápido