Selo Unale
Gustavo Carvalho faz apelo para que população doe sangue

25/06/2013

Deputado apresentou números preocupantes sobre estoque insuficiente nos bancos de sangue
 
O deputado Gustavo Carvalho (PSB) apresentou informações divulgadas pelo Ministério da Saúde a respeito das reservas de sangue que estão abaixo do normal no Rio Grande do Norte assim como em diversas cidades brasileiras. O parlamentar informou que o Hemonorte tem passado por fases difíceis, com o estoque de sangue reduzido em seu banco. “Eles estão precisando apelar para campanhas, até por telefone, redes sociais, para sensibilizar a população. Mas a doação deve ser um ato de cidadania e solidariedade”, declarou.
 
De acordo com Gustavo Carvalho, segundo informações do Hemonorte, 1,45% da população do Rio Grande do Norte doa sangue. “É um número baixo, mas se o RN atingir o patamar de 2%, já alcança um nível de satisfação. O ato de doar é uma iniciativa muito subjetiva, é uma questão de consciência, mas antes de tudo um ato de cidadania. É mais importante que uma simples ação, é um ato que salva vidas. Se não houver uma consciência solidária das pessoas, essa quantidade de sangue nos estoques não vai aumentar”, declarou.
 

O deputado ainda trouxe dados gerais sobre as doações de sangue. Segundo informações do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população doa sangue no Brasil, quando o número ideal seria 3%. “Os bancos espalhados por todo Brasil estão sempre operando nos seus limites. As pessoas precisam adquirir o hábito de doar sangue. A preocupação é que por operarem no limite de estoque, os hemocentros podem não suportar a demanda caso aconteça um acidente de grandes proporções, ou uma epidemia, situações em que é necessário um grande número de sangue”, afirmou. 

Acesso Rápido