Deputados debatem sobre FPM, Agosto Lilás e Saúde do Estado

08/08/2023

O deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) comentou na sessão desta terça-feira (08) sobre a aprovação do Projeto de Lei que redefiniu a delimitação do município de Umarizal. Segundo o parlamentar, de acordo com o novo cálculo do IBGE, o município iria perder receita. “Umarizal estava prestes a perder 25% do Fundo de Participação dos Municípios”, disse o deputado, agradecendo aos deputados pela aprovação. Na galeria, o prefeito Pezão, de Umarizal, acompanhou o discurso do deputado.

Dr. Bernardo também comentou o que considerou “momento importante no município de Almino Afonso”, onde a prefeita Jéssica Amorim assinou Ordem de Serviço para ampliação do Hospital Regional Abel Belarmino de Amorim. “Quero agradecer ao então deputado federal e agora vice-governador Walter Alves pela emenda impositiva de R$ 1 milhão”, disse o parlamentar, afirmando que os recursos permitirão que o hospital, que já é especializado em cirurgias geral e oftalmológica, passe a realizar também cirurgias ortopédicas.

A deputada Cristiane Dantas (SDD) utilizou seu tempo no horário dos deputados para fazer um balanço da audiência pública realizada na segunda-feira (07) para debater os 17 anos da Lei Maria da Penha e a realização, pelo oitavo ano consecutivo, do ‘Agosto Lilás’. “A audiência foi bastante produtiva”, afirmou a deputada, que lembrou a instalação, no próximo dia 18, da Procuradoria da Mulher. “Quero agradecer ao presidente Ezequiel Ferreira por ter abraçado a Procuradoria”, disse Cristiane.

Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Cristiane Dantas reforçou que a Comissão fez convite para que a secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, se faça presente a uma reunião da Comissão para apresentar algumas explicações. A deputada elencou questões como as macas no Hospital Walfredo Gurgel, que ‘travam’ o atendimento do Samu; as filas para cirurgias eletivas e o atraso no repasse dos recursos do programa Farmácias Populares para municípios. “Enquanto Comissão de Saúde precisamos de respostas”, encerrou Cristiane.