José Dias alerta para situação das contas públicas e volta a cobrar emendas

31/08/2023

O deputado estadual José Dias (PSDB) chamou a atenção dos parlamentares para a situação das finanças públicas de prefeituras e dos governos estadual e federal. Segundo ele, os entes públicos têm atualmente despesas crescentes e receitas que não acompanham a mesma evolução dos gastos, o que poderá causar um colapso nas contas.

O parlamentar também demonstrou apoio ao movimento dos prefeitos do Rio Grande do Norte, liderado pela Federação dos Municípios (Femurn). A mobilização intitulada "Mobiliza Já: Sem FPM, não dá!", realizada a nível nacional, reivindicou repasses de mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outras pautas.

“Nós temos uma despesa crescente e temos uma receita que o poder público, principalmente o poder federal, acha que é elástica, não tem limite. É um dos maiores absurdos de teoria econômica, tributária que nós estamos vivendo nos últimos tempos”, declarou José Dias durante o horário destinado aos oradores na sessão plenária desta quinta-feira (31).

Especificamente sobre a situação financeira do Governo do RN, o parlamentar reconhece que há dificuldades de ordem financeira, embora tenha havido crescimento na arrecadação, segundo números divulgados pela própria gestão. “Eu não estou aqui para dizer que o Estado está nadando em dinheiro, mas a culpa não é nossa, a culpa é da má gestão pública”, afirma.

José Dias aproveitou o ensejo para cobrar do governo estadual o pagamento das emendas impositivas que são destinadas pelos deputados aos municípios.