Horário dos deputados: em destaque luta dos municípios e homenagem a Tomaz Salustino

19/09/2023

No horário dos deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (19), os deputados Ubaldo Fernandes (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB) deram destaque à luta travada pelos prefeitos para o aumento do FPM e a atuação do empresário e desembargador Tomaz Salustino, falecido em 1963.

Primeiro a discursar, Ubaldo Fernandes se solidarizou com os prefeitos que ontem (18) estiveram na Assembleia Legislativa, reunindo mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, federais, senador, prefeitos e presidentes de associações que representam os gestores municipais na sede do Legislativo estadual.

"Quero me solidarizar com os prefeitos que estiveram ontem nesta Casa, pois os municípios passam por momentos difíceis, com aumento de despesas", afirmou Ubaldo. O deputado disse que seu mandato apoia esta luta: "Cada vez mais aumentam as despesas, alimentação, medicamentos e o FPM não acompanha, mas precisa atender às necessidades dos cidadãos", disse Ubaldo.

O parlamentar defendeu que haja mais engajamento da sociedade. "Ontem foram vários depoimentos de vários prefeitos, muito preocupados com o futuro, tendo em vista que vem aí o pagamento do 13º salário e tantos outros que os municípios têm que arcar como as despesas com fornecedores, com prestadores de serviço e estão muito preocupados", afirmou.

Em seu horário, o deputado Nelter Queiroz destacou a atuação do seridoense Tomaz Salustino Gomes de Melo, que iniciou sua trajetória profissional em Currais Novos, quando foi o primeiro juiz, atuando também em Florânia.

"Tomaz Salustino foi um grande ser humano, distinto, de destaque, que deixou um grande legado em prol do seu povo e do seu Estado e teve um trabalho também de filantropia. Sua felicidade consistia em saber que o povo da sua cidade estava feliz", resumiu Nelter.

Tomaz Salustino foi deputado e teve participação na Constituinte de 1915, Tornou-se desembargador em 1940 e foi vice-governador na gestão de José Varela. Como empresário, foi o criador da Mina Brejuí, no qual extraía a pedra Scheelita, a matéria-prima do tungstênio para a fabricação de lâmpadas.

Além da Mina Brejuí, outras empresas de Salustino foi a Rádio Brejui, o Hotel Tungstênio, um Cine-Teatro, a Agência do Banco do Brasil, Posto de Saúde e Puericultura, a Capela de Santa Tereza D’Ávila. O empresário faleceu em 30 de junho de 1963, em Natal.