Gesane Marinho lamenta situação em que se encontra hospital de Canguaretama

10/09/2013

A deputada Gesane Marinho (PSD) lamentou hoje (10) a situação em que se encontra o hospital regional de Canguaretama, o que considera mais um descaso com o setor de Saúde do Rio Grande do Norte, “que chegou a um patamar insuportável”.
Ela disse que a situação no interior do Estado está pior do que na capital, pois faltam medicamentos, médicos, cumprimento de escalas de plantão, o que se tornou comum em todas as cidades.
“Em Canguaretama, o hospital que era de referência está fechando as suas portas aos poucos. Há mais de dois meses o setor de obstetrícia foi fechado. As crianças não nascem mais no hospital. As mulheres grávidas quando vão ter seus filhos estão se deslocando para Santo Antônio ou São José de Mipibu distantes 40 quilômetros. Antes eram realizados mais de 30 partos por mês em Canguaretama”, afirmou.
Gesane lamentou que a situação do hospital tivesse chegado a esse ponto, porque ali eram atendidas mais de 70 mil pessoas, dos municípios de Canguaretama, Vila Flor, Montanhas, Tibau do Sul e Pedro Velho.
Ela disse ainda que o único cirurgião que ainda está em Canguaretama deverá ser deslocado para o Deoclécio Marques, em Parnamirim, o que deixará o hospital regional sem possibilidade de realizar cirurgias.
“Nós sabemos que o Estado não tem uma situação financeira boa, mas cortar o que não se tem mais para cortar é inconcebível. Os prefeitos do interior estão angustiados porque as pessoas estão morrendo à míngua”, concluiu.