Selo Unale
Doadores de sangue do RN são homenageados na Assembleia Legislativa

20/10/2023

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (20) uma Sessão Solene em homenagem aos doadores de sangue, marcando a passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa partiu do deputado estadual George Soares (PV), propositor da solenidade, e teve como objetivo reconhecer a importância da prática para contribuir com o tratamento dos pacientes nos hospitais pelo Estado. 

"Estamos aqui para reconhecer importância dos doadores de sangue. Cada um de vocês é um herói anônimo, que ajuda os hospitais a cuidarem dos que enfrentam dificuldades. Vocês dão oportunidade nova a pacientes que nunca lhes conheceram", disse George Soares.

O parlamentar também elogiou o trabalho realizado pela Associação dos Doadores de Sangue (Adosan). "Um exemplo de força e solidariedade, com mais de 32 mil associados, e que demonstra como um grupo de pessoas comprometidas pode causar impacto profundo na sociedade", relatou. "Cada doador de sangue contribui para a rede de solidariedade que toca inúmeras vidas, a Adosan tem tido papel fundamental com sua constante prontidão para mobilizar doadores quando há necessidade. É admirável esse trabalho para todo o estado", completou o deputado. 

Entre os homenageados esteve Paulo Neres, presidente da Adosan, que é considerado o maior doador de sangue do mundo. Até hoje, já foram 371 doações realizadas por ele. "Seu comprometimento é inspirador e sua dedicação é notável", disse George Sorares. "Juntos, todos vocês são a esperança para os que enfrentam momentos difíceis. Suas doações são generosidade simples, mas extremamente importante para quem está no leito de um hospital", finalizou em seguida. 

Paulo Neres relatou que a Adosan possui mais de 36 mil doadores cadastrados ativos, além de 5 mil inativos. Além disso, relatou que diariamente em média 200 pessoas entram em contato com a entidade solicitando doação de sangue. “Nós precisamos de um estoque de sangue sempre pronto. Não existe época, data em que se está precisando. Não se prevê acidente. E na hora em que não estamos doando sangue, temos que estar falando sobre isso”, disse. 

A Adosan é uma instituição sem fins lucrativos, que tem desempenhado um papel fundamental na sensibilização da população sobre a importância da doação de sangue, bem como na mobilização de campanhas para ampliar a rede de doadores e suprir a demanda dos hospitais, salvando vidas.

Representante dos homenageados, Nilo Henrique Caldas destacou em discurso que a doação de sangue, "é doar vida". "Enxergo hoje como a comemoração mais importante de todas, que é pelo dom da vida, pelo compartilhar da vida, pelo sentimento que ainda existe em muitos de solidariedade, de união, de fraternidade", disse. 

A solenidade contou também com a presença de Miriam Marfra, diretora do Hemonorte, representando a governadora Fátima Bezerra (PT).

Álbum de fotos

Acesso Rápido