Liderança Visionária: Diretor da Escola assume cargo de Educação e Inovação da Abel

09/11/2023

Em um mundo em constante transformação, a Educação e Inovação tornam-se pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável. A formação educacional adequada aliada à inovação é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos.

Neste contexto, o diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte (EALRN), José Bezerra Marinho, aceitou o convite do presidente da Associação Brasileira das Escolas e Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Lamari, a ocupar o cargo de diretor de Educação e Inovação da Associação.

“Eu recebo e aceito este convite como ampliação do meu dever em servir a Assembleia e ao Rio Grande do Norte. Quando assumi a Escola eu disse que minha principal missão era servir e, servir se amplia agora no plano nacional, que é uma diretoria absolutamente estratégica de Educação e Inovação num mundo em que a gente tem que cuidar muito bem desses dois temas”, afirma Marinho.

Marinho ressalta ainda o compromisso com a ABEL e o fortalecimento dessas bases. “A integração da Educação e Inovação é um investimento no futuro, capacitando profissionais e gestores para lidar com um mundo em constante evolução”, explica.

Para o presidente da Abel, Educação e Inovação são os alicerces que moldarão o futuro das nossas instituições e da sociedade como um todo.

“Temos que ter um olhar para a inovação, a questão do Ensino à Distância (EAD), acima de tudo o que tenho conversado com Marinho sobre a criação da Academia ABEL, onde nós vamos olhar para a questão da pós-graduação para o servidor público, mas também para o agente político. Eu acredito que o Marinho vai poder nos ajudar muito, com sua capacidade de liderança visionária para promover avanços neste cenário”, aposta Lamari.

A Educação não se limita apenas à transmissão de conhecimentos, mas é um agente transformador da sociedade. Paralelamente, a Inovação surge como chave para a contribuição do progresso, estimulando a criatividade e a resolução de problemas.

José Bezerra Marinho, com sua experiência na EALRN, traz consigo uma bagagem significativa para as iniciativas da ABEL, o que representa um passo estratégico para aprimorar as práticas educacionais e fomentar a inovação no âmbito legislativo e de contas.

“Inovação mexe com poder, com as relações de poder, por isso, ela é uma atividade por inerência política. Então, precisamos trabalhar isso com flexibilidade, com relaxamento do ponto de vista de não ter tenções e fazer com que isso se torne um plano nacional o que nós estamos começando a fazer no RN, que é uma Academia de Gestão Pública para a Inovação permanente. Esse é o nosso compromisso com o presidente Roberto Lamari, o que me deixa muito honrado com esse convite”, comemora José Bezerra.