Selo Unale
Legislativo Potiguar homenageia Parnamirim pelos 65 anos de emancipação política

14/12/2023

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta quinta-feira (14), através do deputado Taveira Júnior (União), Sessão Solene para celebrar os 65 anos de emancipação política do município de Parnamirim. O evento contou com a presença do deputado Neilton Diógenes (PP), de autoridades do Governo Estadual, Prefeitura de Parnamirim e de Natal, Tribunal de Justiça do RN, Câmara Municipal de Parnamirim e de Natal, 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e Defensoria Pública de Parnamirim, além de outros militares e membros da sociedade civil.

O propositor da sessão iniciou seu discurso contando um pouco da história do município e sua ligação com a 2ª Guerra Mundial.

“Hoje, estamos reunidos nesta Casa Legislativa para celebrarmos uma conquista: a autonomia administrativa do município Trampolim da Vitória, a nossa Parnamirim. A cidade está conectada diretamente ao feito de participação na guerra, abarcando em seu território a 1ª base americana de combate aéreo. Assim, a base de Parnamirim se tornou ponto estratégico para os voos de combate, servindo de escala para os aviões que seguiam da América do Norte para a África e o Oriente Médio. A localização geográfica do município, juntamente com sua proximidade ao Atlântico, facilitou as operações de abastecimento e manutenção das aeronaves”, detalhou.

De acordo com o parlamentar, no ano de 1958 a cidade de Parnamirim se emancipou, criando autonomia administrativa, financeira e política frente a Natal, “sendo reconhecida pelo desenvolvimento territorial e com a identidade de um povo acolhedor”.

“Ao longo dos anos, a cidade constatou crescimento e diversificação, tornando-se um grande centro urbano, com atividades industriais, comerciais e culturais. Neste ensejo, tendo abrigado em suas terras a Base Aérea e posteriormente o Aeroporto Augusto Severo, hoje Centro Cultural Trampolim da Vitória, o município dá a sua parcela de contribuição ao Turismo do Rio Grande do Norte. Além disso, Parnamirim é palco do Centro Vocacional Tecnológico Espacial, localizado na Barreira do Inferno, sendo destaque na educação espacial brasileira.

Por fim, Taveira Júnior enalteceu o crescimento econômico e demográfico da cidade e destacou suas belezas naturais, a exemplo do “maior cajueiro do mundo e seu magnífico litoral”. 

“Meus senhores e minhas senhoras, muito me orgulha neste momento, como legítimo Deputado Estadual e filho da terra de Parnamirim, estarmos aqui celebrando juntos os 65 anos de emancipação política do nosso município. Portanto, os meus sinceros parabéns a Parnamirim! Que Deus abençoe o povo desta terra!”, concluiu.

Em seguida, a Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado, Maria Zeneide Bezerra, falou em nome dos homenageados.
“Eu me sinto muito honrada em participar da homenagem pelos 65 anos de emancipação política da minha terra Parnamirim. Eu nasci ali, em 1948, no seu chão sagrado, exatamente na Base Oeste. Naquela época, a chamada ‘vila’ tinha somente 10 mil pessoas. Pouco depois, passou a ser um distrito. Ganhou a sua primeira escola, Presidente Roosevelt, seu primeiro posto de saúde e a sua primeira capela, com Nossa Senhora de Fátima como padroeira”, contou, acrescentando que ao longo da década de 1950 o distrito continuou a se desenvolver, até que, em 1958, foi elevado à condição de município, sendo desmembrado da capital.

Maria Zeneide ressaltou ainda a importância da cidade na história da 2ª Guerra Mundial e agradeceu a todos pela celebração.

“Parnamirim realmente teve e tem uma relevância ímpar na história mundial, ao tempo em que a Base Oeste da Base Aérea de Natal sediou a maior base americana em nosso chão. E as 10 pessoas homenageadas nesta solenidade, na Casa do Povo, representam os quase 300 mil orgulhosos habitantes da nossa querida Parnamirim. Portanto, obrigada aos outros homenageados; eu espero ter falado pelo menos um pouco do que vocês gostariam de dizer aqui. Obrigada a minha família. Obrigada a Nossa Senhora de Fátima. Obrigada a todos!”, finalizou.

Após a desembargadora, o atual Prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira da Cunha, fez o seu pronunciamento em nome do município homenageado.

“Estamos reunidos aqui hoje para homenagearmos não somente uma cidade, mas o berço de um povo hospitaleiro, guerreiro e de coração pujante. No próximo dia 17 de dezembro, Parnamirim comemora 65 anos de sua emancipação política. Como filho desta terra que tanto amo, sinto-me honrado por representá-la como gestor público e afirmo que trabalhar por uma cidade cada vez melhor é o que me motiva”, disse.

O gestor municipal continuou sua fala, enaltecendo os cartões postais da cidade.

“É em Parnamirim que está situado o maior cajueiro do mundo. Também no litoral se encontram as falésias de Cotovelo e os parrachos de Pirangi, destino mais procurado pelos turistas de várias partes do mundo. Abrigamos ainda um dos destinos turísticos mais visitados do Estado, a Barreira do Inferno, base da Força Aérea para rastreamento e lançamento de foguetes. Fundado em 1965, o local se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. A instalação trouxe a Parnamirim a alcunha de ‘capital espacial do Brasil’”, elencou, orgulhoso.

O prefeito destacou também os recentes avanços na Economia do município, que, segundo ele, registrou saldo positivo na geração de emprego e segurança jurídica para atrair novos investidores.

“Mais emprego significa mais renda, e isso faz a Economia girar. Por isso, não medimos esforços para transformar o nosso município num grande polo econômico. Por isso, neste ano, tivemos o maior carnaval da história de Parnamirim, através do qual movimentamos R$ 66 milhões na economia local. Realizamos também a maior festa junina fora de época do Brasil, a tradicional ‘Festa do Sabugo’, movimentando 55 milhões de reais na nossa cidade. Além disso, concluímos a instalação da nova iluminação pública totalmente em LED, e eu acredito que somos a primeira cidade do Nordeste a fazer isso. Por tudo isso, eu garanto ao nosso povo que nós continuaremos trabalhando até o fim do mandato para entregar o nosso município em ótimas condições ao gestor que for assumi-lo no ano que vem”, concluiu.

Homenageados:
Antenor Neves de Oliveira (In Memoriam)
Deoclécio Marques Filho
Eguiberto Lira do Vale
Elinaldo Renovato de Lima 
Flávio Martins dos Santos (In Memoriam)
Josefa Paisinho Dantas
Maria Raimunda da Silva
Maria Zeneide Bezerra 
Valério Felipe Santiago
Walter Byron Dore (In Memoriam)

Álbum de fotos

Acesso Rápido