Selo Unale
ALRN debaterá estruturação e necessidade de operação permanente do Porto de Natal

02/02/2024

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (01), uma comitiva dos representantes dos trabalhadores portuários avulsos, formada por representantes dos sindicatos dos estivadores do RN, reivindicando sua articulação e luta para a conquista de investimentos neste terminal potiguar para que possam ter atuação permanente e possam sustentar suas famílias. 

O parlamentar garantiu realizar uma Audiência Pública neste primeiro semestre – a depender das agendas de autoridades importantes para o debate – além de agendar reuniões com representantes da bancada federal (deputados federais e senadores), do governo do estado, do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O esforço é para que o Porto de Natal tenha investimentos para que possa operar cabotagem, não ficando limitado a operações sazonais de frutas – apenas de setembro a janeiro. 

Segundo relatam, a operação de trigo quase não utiliza mão de obra e necessitam que operações realizadas através do Ceará passem a ocorrer no terminal da capital potiguar. Mesmo reconhecendo o esforço estadual com o escoamento da produção agrícola para a Europa, após missão internacional ao lado de empresários, precisam de mais iniciativas e recursos. “Na década de 80, tivemos nosso ápice. Mas, depois do cais de Guamaré, a Petrobras deixou de escoar sua produção pelo Porto de Natal”, disse um deles. Outro complementou: “O ideal seria a Petrobras enviar equipamentos, como tubulações e máquinas, que estão indo pelo Ceará, por aqui. Pelo menos 30%”. 

Segundo a comissão, cerca de 200 trabalhadores estão prejudicados com a situação.

Acesso Rápido