Selo Unale
Hermano Morais chama atenção para decisão do STF sobre aposentadoria de servidores

29/02/2024

O deputado Hermano Morais (PV) externou a sua preocupação sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para que servidores admitidos sem concurso público até a promulgação da Constituição Federal de 1988 se aposentem até abril deste ano. Foi durante seu pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (29).

“É uma situação preocupante, pois se estima que num primeiro momento em torno de 7,6 mil servidores serão alcançados e 18 órgãos terão suas atividades prejudicadas por falta de pessoal se for levada à efeito a data estabelecida, o que vai redundar em prejuízos para os servidores e para a sociedade. Temos que ter a capacidade de encontrar saídas para essa questão”,  alertou o parlamentar. 

Hermano se refere à decisão publicada em julho de 2023, quando o STF decidiu de que servidores admitidos sem concurso público até a promulgação da Constituição Federal de 1988 devem se vincular ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) - administrado pelo INSS - e não sob as regras dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

“A população não sabe do tamanho do problema e da repercussão se essa medida for levada a efeito, então do ponto de vista jurídico, o Ministério Público já fez uma reclamação ao STF, como também o governo estadual através Procuradoria do Estado. É preciso buscar a solução e penso que no mínimo tem que se postergar essa data”, afirmou.

Álbum de fotos

Acesso Rápido