George Soares comemora abertura da maternidade no hospital regional de Assú

07/03/2024

O deputado estadual George Soares (PV) destacou o primeiro parto cesárea realizado, no dia 5 de março, no Hospital Nelson Inácio dos Santos, em Assú, com o nascimento de José Lucas, filho de Elizabeth Castro.  Em pronunciamento durante sessão plenária desta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa do RN, o parlamentar falou sobre a união de esforços para a abertura da maternidade. “A abertura da maternidade foi viabilizada com uma emenda do nosso mandato no valor de R$ 500 mil, a Prefeitura de Assú irá complementar a escala dos médicos anestesistas, pediatras e obstetras, e a Prefeitura de Itajá irá complementar a escala de enfermagem, assegurando que os cuidados necessários sejam oferecidos de forma integral às gestantes e seus bebês. Também tivemos o total apoio das prefeituras do Vale, da Sesap, secretária Liane Ramalho e seu antecessor Cipriano Maia e da governadora Fátima Bezerra”, afirmou.

Além de destacar a importância da maternidade, o deputado ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Estado no hospital, totalizando R$ 15 milhões. Os recursos resultaram na criação de uma estrutura hospitalar ampla, moderna e bem equipada para atender a população de 12 municípios. Entre as melhorias, destacam-se uma UTI geral e um centro cirúrgico com três salas, permitindo a realização de cirurgias gerais, ortopédicas e urológicas. Em 2023, o hospital realizou mais de 2.400 cirurgias, e nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram contabilizadas mais de 400 cirurgias bem-sucedidas.

“A utilização de equipamentos de última geração, como o arco cirúrgico e o sistema de osmose reversa na UTI, o único do Estado, não apenas eleva o padrão de atendimento, mas também proporciona cirurgias e tratamentos mais precisos e eficazes aos pacientes. Com a formalização do Consórcio da Saúde, através da pactuação de nove municípios, o hospital ganhará uma dimensão ainda maior. Essa iniciativa fortalecerá a capacidade de atendimento, possibilitando a oferta de serviços ainda mais abrangentes e de qualidade para toda a região. O hospital não pertence a um grupo político, mas sim ao povo do Vale”, disse George.

George apresentou na Casa projeto de lei para denominar a maternidade como Maria do Carmo de Souza, conhecida como Parteira Maringá. Nascida em Ipanguaçu, ela dedicou sua vida à assistência a mulheres gestantes em trabalho de parto. O parlamentar também apresentou PL para denominar a UTI do hospital de Gilberto Eliomar Lopes, em homenagem ao primeiro prefeito eleito de Itajá após a emancipação política do município em 1992. Gilberto dedicou-se a servir ao povo por três mandatos, dando importante contribuição para o progresso de Itajá e para o cuidado com a saúde da população.