Selo Unale
Sessão Solene comemora 60 anos da Campanha da Fraternidade

08/03/2024

Em razão dos 60 anos da Campanha da Fraternidade, o deputado estadual Hermano Morais (PV) promoverá uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do RN para celebrar a data. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (11), a partir das 10h, no Plenário da Casa.

A Campanha da Fraternidade é uma expressão de Pastoral de Conjunto, pois trata-se de uma  ação evangelizadora de toda a Igreja Católica Apostólica Romana presente no território brasileiro. Visto que "evangelizar é renovar toda a vida da sociedade a partir de dentro, não de maneira  decorativa ", a CF é uma campanha de evangelização. A Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma, que não a esgota, mas aponta, a partir de uma situação específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos.

Sob o tema "Fraternidade e Amizade Social e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs", a Campanha da Fraternidade 2024 tem como objetivo geral despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Os objetivos específicos são: analisar as diversas formas da mentalidade de indiferença,  divisão e confronto e suas consequências; compreender as principais causas da atual mentalidade  de oposição e conflito; identificar iniciativas de comunhão e reconciliação, capazes de estimular a  cultura do encontro; redescobrir, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano; acolher o magistério da Igreja sobre  a fraternidade universal; aprofundar a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz; conscientizar sobre a necessidade de construir a unidade em  meio à pluralidade, superando divisões e polarizações; estimular a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade; incentivar e promover iniciativas de  reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.   

As diferenças, divergências e oponentes não podem impedir de cumprir o mandamento do amor. É preciso compreender que a subjetividade é um valor, as diferenças não são um problema, e a solução não é a homogeneidade de pensamento. A partir da doutrina da imago Dei, deve-se eliminar toda forma social ou cultural de discriminação, para acolher, conhecer e apreciar o outro como irmão.

Vivemos numa sociedade dividida, que elimina o diferente; absolutamente desigual, fruto de um sistema econômico que existe à custa de sacrifícios humanos; excludente dos considerados improdutivos. Prevalece a obsessão pelo próprio bem-estar sobre a felicidade da humanidade partilhada.

Origem

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, no distrito de Timbó, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Para a solenidade, serão homenageadas as seguintes pessoas: Dom João Santos (Arcebispo), Dom Heitor de Araújo Sales, Padre Robério Camilo da Silva, Padre José Freitas Campos, Padre Cláudio Luiz, Padre Alcimário, Otto Santana, Pastoral da Sobriedade (representada por Dioclécio Alberto Dantas), Pastoral Carcerária (representada por Zilmar de Araújo Dantas e Guiomar Veras de Oliveira) e Roberto Lima de Souza.

Acesso Rápido