Selo Unale
Suspensão de cirurgias e melhorias nas estradas pautam horário dos líderes na ALRN

11/04/2024

Os deputados Tomba Farias (PSDB) e Taveira Jr. (União) se pronunciaram durante a sessão plenária desta quinta-feira (11), no horário destinado aos líderes parlamentares e externaram a sua preocupação quanto aos serviços públicos no RN. Primeiro a se pronunciar, o deputado Tomba se reportou ao problema de suspensão das cirurgias ortopédicas no RN.

“As cirurgias estão suspensas em todo o RN. O que vamos dizer às pessoas, nós que estamos sendo cobrados? As cobranças que recebemos são justamente em cima da saúde, da condição das estradas e o que é que eu, como deputado, posso explicar à população? O que dizer a uma senhora de 79 anos que trabalhou durante toda uma vida, está acamada com fratura do fêmur aguardando uma cirurgia?”, questionou Tomba.

O parlamentar afirmou que o problema na saúde pública estadual é muito grave. “E, no entanto, não falta dinheiro para as propagandas que estão sendo veiculadas, como se o RN fosse um mar de rosas no seu melhor momento. Quando vejo a propaganda me pergunto se estou no mesmo Estado, acho que estou no lugar errado”, criticou.

Tomba citou que os usuários do SUS também enfrentam problema com as cirurgias vasculares, que não estão sendo realizadas. “Apesar dos recursos que nós colocamos no orçamento. A gente fica aqui cobrando todos os dias, mas por exemplo, há atraso nas próteses também, quando o paciente tem um membro amputado entra na fila para receber sua prótese e quando chega o dia, não pode receber”, lamentou.

O deputado voltou a cobrar ao governo estadual o pagamento das emendas impositivas. Em aparte, a deputada Cristiane Dantas (SDD) reforçou a cobrança: “As emendas são uma indicação do deputado onde queremos ajudar, seja na saúde, nas estradas. Todos os anos coloco emenda para o Hospital Infantil Varela Santiago que está entre as que ainda serão pagas”, contou.

O deputado Tomba Farias finalizou o seu discurso fazendo um apelo para que o governo libere o pagamento das emendas. “São emendas muito importantes e espero que haja sensibilidade”.

As estradas do RN, especificamente a Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim, foram o destaque de Taveira Jr. O deputado ressaltou que apresentou requerimento solicitando lombadas eletrônicas.

“Os moradores e quem trafega no local esperam pela sinalização para reduzir acidentes”, disse o parlamentar. Taveira afirmo que a via é bastante movimentada e já foi palco de acidentes. “Recentemente tivemos protestos devido a um acidente com morte no local”, disse.

Diante do intenso fluxo no local, Taveira afirmou que a estrada requer faixa de pedestres, paradas de ônibus, limpeza, entre outros benefícios. “A única coisa que os moradores querem é uma boa sinalização para tentar reduzir os acidentes”.

Álbum de fotos

Acesso Rápido