16/05/2025
Em mais uma edição do programa “Entre Elas”, exibido pela TV Assembleia, a endometriose — doença que afeta milhões de mulheres — foi tema central do debate. Conduzido pela jornalista Juliana Lobo, o programa recebeu a deputada Cristiane Dantas (SDD) e as médicas Ana Lígia Dantas e Gleisse Aguiar, para discutir o diagnóstico, os sintomas e os impactos da doença na vida das mulheres. De acordo com dados do DataSUS, o número de internações por endometriose no Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 5.500 por ano, com custos que ultrapassam os R$ 8 milhões anuais para o sistema público de saúde.
“A endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, que vai dos 15 aos 49 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, isso representa aproximadamente 7 milhões de mulheres que sofrem com dor pélvica crônica, infertilidade e comprometimento da qualidade de vida e da saúde mental”, reforçou Cristiane Dantas que é autora da lei que define o dia 13 de março, como o dia Estadual da Endometriose.
Durante a conversa a deputada reforçou que é preciso debater o tema, visto que a doença é crônica e incapacitante. “Precisamos debater, criar políticas públicas e capacitar os profissionais para um diagnóstico precoce, evitando um sofrimento prolongado para as mulheres”, ressaltou.
Exibido no canal 10.3 da TV Assembleia, Entre Elas vai ao ar sempre na última quarta-feira de cada mês, às 20h30, com reprises às quintas-feiras, às 21h, e aos sábados, às 19h.
Álbum de fotos