20/05/2025
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) voltou a defender a priorização da saúde mental como uma das principais demandas da população do Rio Grande do Norte, especialmente da região Seridó.
O parlamentar lembrou que especialistas alertam para o crescimento dos transtornos mentais em escala global. “Dizem os estudiosos que a doença mental será a mais comum no mundo nos próximos anos. Pensando nisso, tenho destinado grande parte das minhas emendas parlamentares para fortalecer a assistência aos pacientes com transtornos mentais em Caicó e em toda a região do Seridó”, destacou.
Durante o discurso, Vivaldo fez um resgate histórico. Ele contou que, ainda quando cursava medicina, ficou impactado ao saber que metade dos pacientes com doenças mentais internados em hospitais psiquiátricos do Estado era oriunda do Seridó, que representa apenas 10% da população do RN. A partir dessa constatação, e enquanto exercia o cargo de governador, Vivaldo fundou o Hospital Psiquiátrico Milton Marinho, em Caicó, unidade referência no atendimento à saúde mental.
“Fomos pioneiros com o tratamento no Hospital do Seridó. E agora, mais uma vez, estamos reforçando esse compromisso. Em conversa recente com o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que também é médico, e com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, além da Secretaria Estadual de Saúde, reafirmamos a importância de ampliar esse atendimento”, afirmou.
Vivaldo concluiu destacando que mais da metade das emendas de seu mandato são direcionadas à saúde mental, por entender que cuidar da mente é essencial para garantir dignidade e qualidade de vida ao povo potiguar.
Álbum de fotos