26/05/2025
Por iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT) a Assembleia Legislativa (ALRN) irá debater em audiência pública o tema Jornalismo e Democracia no RN: Desafios e Perspectivas. Será nesta terça-feira (27), a partir das 14h e para o debate foram convidados jornalistas, representantes de sindicatos e associações da categoria, além de juristas, especialistas em comunicação e representantes da sociedade civil
"No RN jornalistas têm sido afastados ou demitidos de veículos de comunicação, com aparente motivação política, em razão do perfil progressista desses profissionais. Estamos presenciando um movimento preocupante de silenciamento de vozes na imprensa potiguar e um cenário de crescente fragilização das garantias democráticas e do direito à livre expressão", afirmou a deputada.
Isolda Dantas defende que a pluralidade de ideias é fundamental para a construção de um debate público saudável e para que os cidadãos possam formar sua opinião com base em diferentes pontos de vista. Isolda cita: "O primeiro caso que repercutiu junto à opinião pública foi o do jornalista Heitor Gregório, que há 10 anos mantinha um blog e depois de publicar uma crítica ao prefeito Paulinho Freire (União Brasil), ele foi expulso publicamente, via redes sociais", afirmou.
A deputada citou como segundo exemplo que chamou a atenção o do jornalista mossoroense Bruno Barreto, demitido da TV onde atuava. "Bruno atuava como comentarista político e após chamar o prefeito de Mossoró de mentiroso, foi demitido”, afirma.
Outro exemplo citado pela parlamentar foi relacionado ao jornalista Tiago Rebolo, afastado da rádio em que atuava. "Após um debate acalorado sobre a proposta de anistia para os golpistas condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, o jornalista foi afastado da rádio e a audiência servirá para refletir sobre esse cenário preocupante e de fragilização democrática e do direito à livre expressão", resumiu.