27/05/2025
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (27), o deputado Francisco do PT apresentou dados estatísticos sobre o crescimento do setor industrial do Estado nos últimos anos. Além disso, ele se pronunciou sobre o questionamento de José Dias (PL) a respeito do pagamento das emendas parlamentares atrasadas.
Sobre as emendas comentadas pelo deputado José Dias, Francisco do PT disse que “é uma reivindicação justa”. “As emendas que serão pagas às prefeituras já estão com ordem bancária emitida. E eu reafirmo que o compromisso assumido pelo governo foi de pagá-las até o final de junho, no máximo 10 de julho. Portanto, nós estamos dentro do prazo anunciado”, ressaltou.
Em seguida, o deputado agradeceu ao presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) por haver lhe designado para representar a ALRN, ontem (26), no evento alusivo às comemorações da Semana da Indústria, na Federação das Indústrias do RN (Fiern).
“Eu trouxe alguns dados sobre o crescimento da indústria potiguar nos últimos anos. Conforme a governadora Fátima disse ontem, o próprio atlas da indústria potiguar, feito pela Fiern, demonstra que tivemos um aumento de 87% do setor no RN, nos últimos cinco anos. E, no ano passado, o PIB do RN cresceu 6,1%. Foi o maior aumento entre os estados nordestinos”, destacou.
Outro aspecto apontado pelo parlamentar foi a melhoria causada após a aprovação do Proedi (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN), pela Assembleia Legislativa.
“O programa possibilitou um incremento muito significativo na geração de emprego e renda, além da atracão de indústrias para o nosso estado. Em 2019, por exemplo, o RN tinha 120 empresas beneficiadas pelo antigo PROADI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do RN). Com a criação do Proedi, hoje nós damos suporte a mais de 300 empresas. E foram mais de 55 mil empregos gerados nos últimos anos”, detalhou Francisco do PT.
Ainda de acordo com o deputado, a Casa Legislativa tem um protagonismo importante nesse cenário.
“Nós aprovamos, aqui nesta Casa, a Lei do Gás; Lei das PPPs; Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; Lei da Transação Tributária; e está tramitando o Marco Legal do Hidrogênio e da Indústria Verde”, afirmou.
Finalizando seu pronunciamento, Francisco acrescentou que, em 2019, quando a governadora Fátima assumiu o Executivo, o IDEMA concedeu 2.429 licenças.
“Já no ano passado foram concedidas 7.464 licenças. E de 2019 para cá já são mais de 28 mil licenciamentos. Para finalizar, mais um detalhe: vem aí o primeiro concurso da história do IDEMA. Portanto, eu trouxe informações que não são ficção; são dados atestados pela própria Federação das Indústrias do RN”, concluiu.
Álbum de fotos