14/07/2025
Valorizar a produção literária norte-rio-grandense. Esse foi o foco da Sessão Solene realizada na tarde desta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa, que homenageou o Dia Estadual da Literatura Potiguar, comemorado anualmente no dia 9 de julho. A proposição foi da deputada estadual Divaneide Basílio (PT) e reuniu escritores pesquisadores, representantes do poder público e da sociedade civil para celebrar a riqueza da literatura produzida no estado.
Instituído pela Lei Estadual nº 10.622, de 5 de novembro de 2019, o Dia Estadual da Literatura Potiguar tem como objetivo promover, incentivar e divulgar as obras e os autores locais, fortalecendo a formação cultural do povo potiguar e reafirmando o papel da literatura como instrumento de identidade e preservação da memória coletiva. A deputada Divaneide Basílio fez questão de ressaltar os propositores da comemoração, que foi o ex-deputado Sandro Pimentel e a escritora Michelle Paulista.
"Sou muito grata por dar continuidade a algo que já foi aprovado e nós temos o papel de não deixar nunca a memória morrer. Por isso a literatura é tão importante, porque registra a história e precisamos registrar sempre quem veio antes. Minha gratidão ao deputado Sandro Pimentel, e eu sou apenas a mediadora desse processo que começou antes e eu tenho a honra de abraçar e dar continuidade", disse DIvaneide Basílio.
A escolha da data 9 de julho não foi por acaso. O dia marca o nascimento de dois importantes nomes da cultura potiguar: o poeta Gilberto Avelino e o folclorista Veríssimo de Melo, este último também fundador do Instituto de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, hoje Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN). Ambos deixaram um legado significativo na preservação da cultura popular e na valorização das manifestações artísticas do estado.
A realização da sessão solene atende ao princípio da efetivação da Lei, que determina a realização de atividades que celebrem a data, e simboliza o compromisso da Assembleia Legislativa em reconhecer, homenagear e dar visibilidade aos autores que enriquecem a literatura potiguar, contribuindo para que novas gerações conheçam, respeitem e se inspirem em sua produção.
Imortal da Academia Macauense de Letras e uma das responsáveis pela sugestão e elaboração da lei que criou o Dia da Literatura Potiguar, a escritora e professora Michelle Paulista disse que solenidade foi importante para comemorar e celebrar a literatura potiguar, homenageando personalidades que contribuíram de maneira significativa para a produção cultural no estado.
"É uma lei importante e valorizar a nossa literatura é fundamental para que esse povo se pertença, se reconheça e saiba que é desse chão. Gostaria de parabenizar cada um dos homenageados e agradecer a Divaneide Basílio e Sandro Pimentel pela proposição", disse a escritora.
Também participando do evento e entregando parte das placas aos homenageados, Sandro Pimentel enalteceu o papel de Divaneide Basílio na defesa da literatura potiguar. Contudo, o ex-deputado também sugeriu ações em prol do incentivo à leitura no Rio Grande do Norte, com ações concretas.
"A solenidade não pode se encerrar somente com as homenagens, que são importantes, mas ela precisa também ser um chamamento à responsabilidade pública. É preciso inserir autores potiguares nos currículos escolares das escolas, criar mecanismos permamentes para a produção literária local, ´garantir políticas públicas que envolvam editoras independentes, bibliotecas e espaços de leitura. É preciso que tenhamos projetos literários em escolas, universidades, presídios e periferias porque não há cidadania plena sem acesso à palavra escrita, que é instrumento de libertação. A literatura potiguar precisa ser reconhecida como patrimônio imaterial do povo norte-rio-grandense", cobrou o deputado.
A deputada Divaneide Basílio se comprometeu a seguir atuando na causa e enalteceu o papel de todos os homenageados em prol da literatura potiguar. "Vocês fazem a história do Rio Grande do Norte permanecer viva e ao povo se reconhecer", disse a parlamentar, encerrando a solenidade que contou também com apresentações culturais.