13/08/2025
Com o objetivo de fortalecer a atuação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa (ALRN) promove na próxima segunda (18), das 13h às 18h, no Hotel Holiday Inn Natal, o I Encontro das Procuradorias da Mulher no Legislativo Potiguar. O evento irá reunir vereadoras, vereadores, procuradoras, representantes de entidades e lideranças comprometidas com a pauta da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher.
A iniciativa é da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RN, comandada pela deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), que também comemora, na ocasião, dois anos de atuação da ProMulher no Parlamento Potiguar — uma trajetória marcada por conquistas, articulações e ações efetivas em defesa das potiguares.
Além disso, o encontro busca promover a articulação entre os Legislativos municipal e estadual, incentivando a criação e o fortalecimento das Procuradorias da Mulher nos municípios que ainda não instituíram o órgão. A programação contará com a participação de autoridades estaduais e federais, além de especialistas e representantes de instituições parceiras.
Serão debatidas diretrizes de atuação e fomentada a criação de uma rede colaborativa de procuradorias municipais, unindo forças no combate à violência de gênero e na ampliação do protagonismo feminino nos espaços de poder.
“A Procuradoria da Mulher é um instrumento fundamental de escuta, acolhimento e articulação. Queremos que esse modelo se espalhe pelo RN e atue de forma efetiva nos municípios”, ressalta procuradora e deputada Cristiane Dantas.
O I Encontro das Procuradorias da Mulher no Legislativo Potiguar simboliza não apenas um momento de diálogo e construção coletiva, mas também um marco de celebração pelos dois anos de compromisso e ação da ProMulher/ALRN em prol dos direitos das mulheres no estado.
Como gesto de solidariedade, os participantes do evento são convidados a contribuir com o Projeto Arara Social, uma ação voltada para o apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa arrecada roupas femininas em bom estado, que são selecionadas e destinadas a instituições parceiras e projetos sociais voltados ao público feminino, promovendo dignidade e autoestima por meio do acesso a vestuário adequado. Quem for ao encontro pode participar levando uma peça de roupa que não usa mais, mas que ainda pode fazer a diferença na vida de outra mulher.