13/08/2025
A crise hídrica que afeta o Seridó foi tema do pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (PV) na sessão plenária desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa (ALRN). O parlamentar destacou que a região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, contrariando a expectativa de um inverno regular.
Segundo Vivaldo, a situação tem impacto direto sobre a economia local, especialmente na pecuária leiteira, que é a principal fonte de renda de muitos agricultores familiares. “Mesmo sendo uma região seca, o Seridó é a maior bacia leiteira do Rio Grande do Norte, e a vaca de leite cumpre um papel social fundamental, garantindo emprego e renda para pequenos produtores”, ressaltou.
O deputado pediu que o Governo do Estado, o Governo Federal e as prefeituras unam esforços para socorrer o setor, citando a necessidade de garantir alimentação para o gado. Ele defendeu, por exemplo, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Estado façam parcerias para subsidiar o preço do milho, permitindo que chegue aos produtores a um valor acessível.
Vivaldo Costa lembrou ainda que a agricultura familiar também foi duramente afetada, com produção praticamente zerada. Para ele, a seca atual coloca em risco a sobrevivência econômica da região. “É urgente que todos se mobilizem para proteger o homem do campo e evitar que mais uma vez o Seridó seja penalizado por uma tragédia climática sem precedentes”, concluiu.
Álbum de fotos