Selo Unale
Tomba critica uso político da Usina de Itaipu e questiona aumento de tarifas de energia

10/09/2025

Na sessão plenária desta quarta-feira (10), o deputado Tomba Farias (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) para criticar o que classificou como “uso político” da Usina Hidrelétrica de Itaipu e a falta de transparência nos reajustes recentes das tarifas de energia elétrica.

Segundo o parlamentar, a usina, que deveria garantir energia a preços acessíveis para os brasileiros, estaria destinando recursos para finalidades alheias à sua função, como financiamentos de eventos e projetos ideológicos. Ele citou exemplos como R$ 15 milhões para o “Janja Paluza”, R$ 1,3 bilhão para o COP 30, além de repasses para ONGs, cooperativas e iniciativas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Esses milhões poderiam estar sendo revertidos em tarifas menores para o povo brasileiro, mas, ao contrário, as contas de energia estão cada vez mais altas. Trata-se de um desvio de finalidade e de um aparelhamento da usina”, afirmou Tomba Farias, acrescentando que até a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) teria apontado inconsistências na gestão da Itaipu.

O deputado também criticou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, impede auditorias sobre a usina. “Isso abre espaço para um vazamento de recursos sem fiscalização”, disse.

No final de seu pronunciamento, Tomba ainda questionou o uso do instituto da anistia no país, mencionando declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar disse que irá aprofundar a apuração sobre o tema e que poderá voltar a tratar do assunto em pronunciamentos futuros.

Álbum de fotos

Acesso Rápido