22/10/2025
O líder da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago de Paula Nunes Mesquita, é o mais novo cidadão norte-rio-grandense. O secretário recebeu o título, na tarde desta quarta-feira (22), por iniciativa do mandato do deputado Luiz Eduardo (SDD).
“É com grande satisfação que o Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Norte se reúne hoje para reconhecer, publicamente, o mérito e a contribuição de um homem que fez de Natal não apenas a sua morada, mas o campo fértil de sua dedicação, inteligência e compromisso com o bem comum. Thiago de Paula Nunes Mesquita nasceu em Cuiabá, mas foi aqui, em Natal, que construiu sua história. Chegou à nossa cidade ainda menino e, desde cedo, demonstrou vocação para servir à sociedade através do conhecimento, da técnica e da gestão pública”, iniciou o parlamentar.
Luiz Eduardo seguiu seu discurso, citando as qualificações acadêmicas do homenageado.
“Graduado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Bioecologia Aquática e doutorando em Ciências Climáticas, Thiago reúne uma formação acadêmica sólida. Professor, pesquisador, coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, ele dedicou sua trajetória ao ensino e à formação de novos profissionais”, detalhou.
Já sobre a sua carreira na gestão pública, o deputado estadual destacou que “o nome de Thiago Mesquita se confunde com alguns dos avanços mais relevantes da nossa capital”.
“À frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo - e como presidente do Conselho de Planejamento Urbano - liderou a aprovação de um novo Plano Diretor, moderno, técnico e participativo, que orienta o crescimento urbano com responsabilidade e visão de futuro. Também sob sua gestão, mais de R$ 3,5 bilhões foram atraídos como investimentos para Natal”, frisou.
Outras contribuições elencadas por Luiz Eduardo foram “a atuação decisiva de Thiago Mesquita para tornar realidade a Engorda da Praia de Ponta Negra — maior projeto de infraestrutura das últimas décadas no Rio Grande do Norte; e a condução do projeto do Parque Linear de Capim Macio, símbolo de sustentabilidade, lazer e qualidade de vida”.
Para o deputado, portanto, “o Título de Cidadão Norte-rio-grandense é mais que uma honraria: é um gesto de gratidão”.
“Em nome de toda a população potiguar que acompanha e reconhece sua trajetória, parabenizo o novo cidadão potiguar, Thiago de Paula Nunes Mesquita, e desejo que esta honraria sirva como símbolo do respeito e da admiração que o RN tem por você. Muito obrigado! Parabéns!”, concluiu o parlamentar.
Em seguida, o Coral da Assembleia Legislativa do RN fez uma apresentação cultural em homenagem a Thiago Mesquita.
Na sequência, os membros da mesa fizeram pequenos pronunciamentos de reconhecimento à cidadania concedida.
A vice-prefeita Joanna Guerra reconheceu todo o trabalho e os serviços prestados por Mesquita à frente da Semurb.
“Mas ele também passou por outras funções na prefeitura, contribuindo para a melhoria da nossa capital em diversas frentes. Eu não tenho dúvidas de que ele já deixou sua marca, tanto de caráter quanto de qualificação técnica necessária para contribuir com o desenvolvimento de Natal e do Estado como um todo”, destacou.
O deputado Adjuto Dias (MDB) também teceu elogios a respeito do homenageado.
“Eu já tive a oportunidade de vivenciar os bastidores da prefeitura, e ter um cara como o Thiago - que é um líder e sabe enfrentar os momentos de dificuldade - é muito importante, porque ele não abaixa a cabeça. Todas as missões que recebia do então prefeito Álvaro Dias ele abraçava com muita honra, e eu tenho certeza de que na gestão atual não é diferente. O RN só tem a ganhar com este título de hoje. Parabéns, Thiago Mesquita! Obrigado a todos!”, ressaltou.
Já o parlamentar estadual Hermano Morais (PV) frisou que “a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo é muito merecida por Thiago”.
“Ele sempre se destacou por onde passou: como professor, na Urbana, na Semurb. E eu acho que sua maior contribuição foi a atualização do Plano Diretor de Natal, pois é um processo complexo e que envolve muitos interesses, mas que precisa buscar pontos de congruência que garantam o desenvolvimento sustentável da cidade. E foi Thiago o grande profissional que conduziu a equipe nessa atividade”, enfatizou o deputado.
Para o vereador Subtenente Eliabe (PL) “é uma justa e merecida homenagem, por tudo que Thiago representa”.
“Ele, sem dúvida, tem relevantes serviços prestados à nossa capital e ao RN e tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico, bem como para a qualidade de vida da nossa população. Ele já havia recebido o título de cidadão natalense e, de forma justa, recebe agora a maior honraria desta Casa Legislativa. Parabéns pelo seu trabalho e comprometimento, Thiago!”, disse.
Dando continuidade aos discursos, foi a vez do cidadão potiguar, Thiago Mesquita, expor sua honra e emoção diante dos presentes à cerimônia.
“Tudo que foi dito aqui me deixou muito feliz e, sem falsa modéstia, me fez querer melhorar ainda mais como pessoa e gestor público, no sentido de atender - ou até superar - as expectativas e de servir bem na função que hoje me cabe, como servidor público municipal”, iniciou.
Fazendo um breve relato da sua história de vida, Thiago Mesquita explicou como sua família veio parar em Natal, citando seu pai como inspiração e referência profissional.
“Em 1992, quando eu tinha 10 anos, minha família se mudou para Natal, após meu pai ser demitido da antiga Vasp. Foi um momento muito duro para nós, lá em Cuiabá, porque nos perdemos o nosso sustento. A vinda para Natal, então, mudou a nossa vida para sempre. A cidade representa bênção e graça para a gente, tanto financeiramente quanto do ponto de vista da saúde. Eu tinha muitos problemas respiratórios em Cuiabá, mas depois que cheguei em Natal, nunca mais eu tive bronquite asmática”, contou.
Mesquita afirmou que, quando está exercendo sua função pública, ele devolve muito pouco daquilo que ele e sua família receberam daqui.
“Eu me sinto muito honrado e responsável por entregar a minha excelência, meus talentos e atributos, servindo a esta sociedade, a este município e a este estado com o máximo de esforço. É o mínimo que eu posso fazer, já que este solo representou a mudança de sorte da minha família”, destacou.
O secretário falou ainda sobre alguns projetos profissionais de que participou, em Natal, como o Plano Diretor e as obras da Engorda de Ponta Negra.
Por fim, o homenageado agradeceu à Assembleia Legislativa pela honraria, aos seus amigos e familiares por todo suporte e, principalmente, a Deus, por todas as bênçãos recebidas em sua vida.