04/11/2025
Durante o horário das lideranças, na sessão plenária da Assembleia Legislativa (ALRN) desta terça-feira (4), o deputado Francisco do PT fez um pronunciamento em defesa do governo Fátima Bezerra e criticou o que classificou como tentativas da oposição de criar um “ambiente de terror” junto à população potiguar. “Cumpro minha missão com tranquilidade, porque, parafraseando Ariano Suassuna, nem quero ser um otimista tolo, nem um pessimista que em tudo vê defeito”, afirmou.
O parlamentar destacou que a governadora é respaldada pelo voto popular, tendo sido eleita e reeleita pelo povo potiguar. Francisco desafiou os críticos a um “debate comparativo” entre a atual gestão e as anteriores. “Eles não topam, porque sabem que vão perder vergonhosamente se trouxermos os dados”, disse.
Francisco lembrou que a governadora contou com o apoio da população ao seu mandato, pois conquistou o segundo mandato com reeleição logo no primeiro turno. O deputado citou que ao final de 2018, o Rio Grande do Norte enfrentava uma crise na segurança pública, com o sistema prisional fora de controle e policiais com salários atrasados. Segundo ele, o governo atual reverteu esse cenário, tornando o Estado o quarto mais seguro do Brasil, com investimentos em concursos, renovação de frotas e valorização das forças de segurança.
O deputado ainda citou avanços como o pagamento em dia dos servidores, a recuperação de quase metade da malha viária e a redução de despesas com pessoal. “Qual o conceito de fracasso dos que querem tocar o terrorismo político no RN?”, questionou, concluindo que o governo “tem resultados concretos e compromisso com o povo potiguar”.
Segunda liderança a se pronunciar, o deputado Coronel Azevedo (PL) destacou requerimento assinado por colegas parlamentares com moções de aplauso e congratulações à Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.
Azevedo afirmou que a homenagem é “um gesto de profundo reconhecimento, admiração e gratidão a uma instituição permanente, indispensável à manutenção da paz”. Segundo ele, a PM representa “história, honra e amor à pátria”, formada por homens e mulheres que “vestem a farda como símbolo de compromisso e vocação”.
O deputado agradeceu aos parlamentares que subscreveram a moção e ressaltou os valores de hierarquia e disciplina que norteiam a corporação. Ao final, aproveitou para parabenizar os oficiais R2, celebrando o Dia do Oficial da Reserva, e destacou o papel do NPOR de Natal na formação desses profissionais.
Por fim, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) fez um apelo à governadora Fátima Bezerra pela liberação de recursos destinados à conclusão da Estrada da Produção, que beneficia a região da Serra de Santana, abrangendo os municípios de Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, São Vicente e Santana do Matos.
O parlamentar lembrou que a obra foi iniciada ainda no governo Wilma de Faria e vem se arrastando desde então, com recursos no valor de R$ 32 milhões, aprovados pela bancada federal em 2024, mas ainda pendentes de liberação pela Caixa Econômica Federal.
Nelter destacou a importância da estrada para o desenvolvimento regional e recordou a visita da governadora à Serra de Santana, em 2019, quando afirmou que a obra estava concluída. “Faço um apelo para que o governo consiga junto à Caixa Econômica liberar os recursos e as empresas possam retomar o quanto antes os serviços”, reforçou.
Álbum de fotos