Selo Unale
Divaneide ressalta campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher"

03/12/2025

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (3), no horário destinado aos oradores, a deputada Divaneide Basílio (PT) discursou a respeito dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher" no Brasil, que ocorre, anualmente, entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

“Hoje eu quero falar sobre a importância desse momento importante que estamos vivendo, no nosso país, bem como sobre o projeto de lei dos 21 dias de ativismo, que passa a ser reconhecido no estado”, frisou.

Além disso, a parlamentar destacou que o seu clamor é pela vida das mulheres.
“Nós agora temos esse projeto importantíssimo. Já tínhamos os 21 dias de ativismo, mas agora, através da nossa lei, essa será uma prática permanente, para além de qualquer governo”, comemorou, acrescentando que a Frente Parlamentar da Mulher irá realizar uma audiência pública, no dia 9 deste mês, a respeito do tema, “mas é impressionante como os últimos dias têm sido de horror, com tantas mulheres mortas de forma brutal e violenta no nosso estado e no país”.

Para Divaneide Basílio, nada justifica um homem incendiar um lugar onde há crianças e uma mulher grávida. 
“Nada justifica, de forma alguma, que uma mulher seja morta todos os dias pelo fato de ser mulher. Nada justifica que a sociedade assista - e que vários homens ao redor não façam nada - vendo uma mulher sendo espancada. Não acreditamos que a gente possa viver numa sociedade de 61 socos. É tão brutal que alguém vá num IF e mate uma mulher, apenas pelo fato de ela ser sua chefe. Nós estamos falando da luta incessante para que as mulheres ocupem todos os lugares, mas nós não podemos aceitar que elas morram por ocupá-los”, desabafou.

Ainda segundo a deputada, “é inaceitável que a vida das mulheres corra tanto risco”. 
“É inadmissível que as mulheres trans, negras, mães sofram. Que elas não possam sequer falar, chefiar qualquer lugar, que elas tenham que ficar escondidas. Precisamos quebrar o silenciamento, falar sobre isso, defender a vida das mulheres”, convocou.

Concluindo seu pronunciamento, a parlamentar reforçou que a bancada feminina do Legislativo Potiguar irá fazer a audiência dos 21 dias de ativismo por nenhuma mulher morta; pela vida de todas as mulheres.

“E nós precisamos fazer um clamor em toda a sociedade, porque não adianta a gente assistir aos noticiários e não se mobilizar de forma enérgica. Precisamos fortalecer nossa legislação e defender a vida de todas as mulheres”, concluiu Divaneide Basílio.

Álbum de fotos

Acesso Rápido