Selo Unale
Audiência debate aperfeiçoamento de projeto que cria Caminho Religioso dos Mártires

10/12/2025

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta quarta-feira (10), uma audiência pública para debater e aperfeiçoar o projeto de lei que institui o Caminho Religioso dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu – Protomártires do Brasil. A iniciativa é da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) e tem como objetivo consolidar um trajeto de peregrinação que una fé, história, cultura e desenvolvimento regional.

O projeto propõe a criação de um circuito organizado de turismo religioso, percorrendo igrejas, capelas, monumentos e locais de valor histórico-cultural e espiritual em diversos municípios potiguares, entre eles São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Natal, Parnamirim, Monte Alegre, São José de Mipibu, Goianinha, Vila Flor e Canguaretama, incluindo a localidade histórica de Cunhaú.

Durante a audiência, a deputada Cristiane Dantas destacou que a proposta nasceu a partir do diálogo com a sociedade e com a Igreja. “O projeto que iremos debater nasceu de uma sugestão muito especial. Amigos trouxeram a ideia de fortalecer e estruturar o Caminho dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Abracei a sugestão por entender a relevância que os mártires têm para a Igreja, para o Brasil e para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Segundo a parlamentar, o Caminho tem potencial para se tornar uma rota de peregrinação de referência nacional e internacional. “Nós pensamos grande. Queremos consolidar esse caminho nos moldes de grandes rotas internacionais de peregrinação, como o Caminho de Santiago de Compostela”, declarou Cristiane Dantas, ao reforçar a importância da organização, sinalização e estruturação do percurso.

O projeto prevê uma série de ações a serem desenvolvidas pelo Poder Executivo, como o mapeamento e a sinalização do trajeto, a instalação de marcos físicos e placas informativas, parcerias com instituições religiosas e turísticas, inclusão do Caminho no calendário turístico e religioso oficial do Estado, apoio a eventos e caminhadas, capacitação de guias locais e melhorias na infraestrutura de apoio ao peregrino, com atenção à acessibilidade, segurança e serviços básicos.

A audiência pública teve caráter consultivo e buscou ouvir representantes do Poder Público, da Arquidiocese de Natal, do trade turístico e cultural, além de especialistas e membros da sociedade civil. O objetivo foi reunir contribuições para a efetiva implementação do Caminho e sua futura inclusão em políticas públicas de turismo religioso e de preservação do patrimônio imaterial.

Cristiane Dantas ressaltou que o debate atende a uma sugestão do Arcebispo de Natal, apresentada após a exposição inicial do projeto, no último dia 15 de outubro. “Tivemos o cuidado de elaborar o projeto, apresentar a proposta e receber sugestões. Agora vamos analisar todas as contribuições para elaborar um substitutivo com as alterações necessárias”, explicou a deputada.

Participando do debate, o arcebismo Metropolitano de Natal, Dom João Cardoso, enalteceu a iniciativa da deputada Cristiane Dantas. Segundo ele, a importância religiosa da canonização dos Mártires foi enorme para os fiéis potiguares e também para a fé do povo norte-rio-grandense. 

"O que aconteceu em Cunhaú e Uruaçu não foi apenas um episódio trágico, mas trata-se do nascimento da fé potiguar, da fé nesse estado. A fé foi regada pelo sangue dos Mártires, que preferiram a morte a renegar o Nosso Senhor Jesus Cristo. E a espiritualidade dos Mártires mostra que o martírio é testemunho de amor. É uma forma de através da não violência expressar valores fundamentais da convivência humana e da nossa fé. Não é fanatismo", explicou  Dom João.

O Arcebispo também garantiu que a iniciativa pode ser benéfica em diversas frentes, além da religiosa, e colocou a Igreja Católica à disposição para colaborar com a viabilização do caminho. 

"A Arquidiocese reafirma sua plena disposição para colaborar com o que for necessário, orientações pastorais, guarda e acesso ao acervo documental que serviu para a canonização dos Santos Mártires, e também com o apoio efetivo que é dado a esses santuários. A Arquidiocese renova sua disposição de caminhar de mãos dadas com todos para que esse projeto se torne uma realidade e deixe um legado duradouro para as nossas futuras gerações, e que os Santos Mártires intercedeam por nosso estado", disse Dom João.

Ao final da audiência, após diversas intervenções e sugestões de sacerdotes e da sociedade, ficou definido que será formado um grupo de trabalho para analisar o aperfeiçoamento da proposta e apresentado um substitutivo ao projeto de lei, incorporando as sugestões discutidas, com o objetivo de fortalecer o Caminho Religioso dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu e ampliar seus impactos religiosos, culturais e econômicos para o Rio Grande do Norte.

Álbum de fotos

Acesso Rápido