Como escrever bem num país de poucos leitores

06/05/2016

Anna Karinna Castro, Gabriela Duarte, Gabriela Freire, Gerlane Lima, Juliana Celli, Larisse de Souza, Marília Rocha e Suzi Noronha. Nomes conhecidos na imprensa potiguar voltaram à sala de aula, durante os últimos dois dias (04 e 05), para o Curso de Redação Jornalística, realizado pela Escola da Assembleia. O objetivo era um só: buscar atualização.

Num país onde 70% da população não gosta de ler, trabalhar com a escrita não é uma tarefa das mais fáceis. E mais: em tempos de redes sociais e do imediatismo das notícias, fazer jornalismo tornou-se um desafio ainda maior.

“É sempre bom atualizar nossos conhecimentos”, destacou a jornalista Larisse de Souza.  “A gente sempre tem o que aprender. E com Paulo Araújo então...”, completou a jornalista Gabriela Duarte.

Em meio a tantos jornalistas experientes no dia a dia das redações, o desafio do professor era provocar o debate, análises... mostrar o novo, as estratégias, a evolução.

“Esse é x da questão. O que um curso de redação jornalística pode acrescentar para jornalistas acostumados a escrever no dia-a-dia e como mostrar caminhos para vencer o jornalismo tradicional? A resposta a essa pergunta certamente foi o que motivou essa turma e já posso resumir: aprendemos muito nesses dois dias. O curso foi incrível!!!”, reforçou Anna Karinna.

A diferença entre esforço e inspiração; Textos recentes que marcaram o jornalismo brasileiro; Os profissionais de destaque no cenário nacional; As diferenças e peculiaridades da notícia, da reportagem, da entrevista; O texto para revista, jornal impresso, rádio, TV e mídias sociais; O desafio da manchete e da chamada de capa; isenção – utopia ou realidade?; As entrelinhas da notícia; E a ética no jornalismo. Esses foram alguns dos temas apresentados e trabalhados em sala de aula, de forma dinâmica e participativa.

O interesse e interação da turma surpreendeu o jornalista Paulo Araújo, que ministrou o curso. “Quando vi tantos nomes conhecidos na lista de inscritos fiquei feliz. Turma maravilhosa. Aprendendo mais do que ensinando”, disse o professor.

Entre os alunos, estudantes de jornalismo e profissionais de outras áreas também puderam assimilar técnicas importantes para facilitar o dia a dia da comunicação e a interação com as mídias. Seja como fonte, cliente ou mesmo na linha de frente da produção jornalística, conteúdo e informação são essenciais.

O curso teve duração de oito (08) horas e na avaliação final ganhou nota máxima pelos alunos que participaram. “Fico feliz e agradeço o convite da Escola da Assembleia, que está desenvolvendo um trabalho excelente, oferecendo cursos de ponta, totalmente gratuitos, focados na qualificação profissional”, finalizou Paulo Araújo.