Debate sobre Gestão Pública mostra experiências exitosas

05/05/2016

O Parque Tecnológico Porto Digital em Recife, os avanços na prestação de contas e transparência nos Poderes Executivo, Legislativo, bem como nos Tribunais de Contas, a Lei de Acesso à Informação, inovações e desempenho no Poder Judiciário. Todos esses temas entraram em debate durante o II Colóquio de Gestão Pública realizado esta semana (04 e 05/05) pela UFRN, em parceria com a Escola da Assembleia.

A capacitação técnica como destaque nas discussões e nesse enfoque, entre os cases trazidos como exemplo, o Porto Digital chamou a atenção dos mestrandos que participaram do evento. Criado em 2000 pelo Governo Estadual do PE, hoje o Porto é gerido por uma equipe multidisciplinar de 75 profissionais de diversas áreas e abriga 259 empresas da área de TI, 500 empreendedores e 8 mil colaboradores.

“Vejo uma grande semelhança entre o trabalho de capacitação e inclusão social desenvolvido pelo Porto Digital com o trabalho que desenvolvemos na nossa Escola, respeitando claro, as distintas proporções. Isso mostra que estamos no caminho certo dentro desse novo cenário essencial de mudanças, que se apresenta às gestões públicas”, comparou o bacharel em sistema de informação, Luciano Ferreira Lira, servidor da coordenadoria de tecnologia da informação (TI) da Escola da Assembleia.

Os novos cenários e possibilidades de desenvolvimento do Serviço Público chamaram a atenção também do mestrando George de Azevedo Maia. Para ele os debates e exemplos apresentados no Colóquio são essenciais para a construção do serviço público cada vez mais eficiente.

“Todos os palestrantes foram de excelente nível, com larga experiência e demonstraram total segurança nas apresentações. Dos temas expostos, vale salientar todos norteadores, a nova perspectiva de gestão pública foi de extrema importância. A descentralização com maior flexibilização dos serviços, novas parcerias entre os setores público e privado, a capacitação e valorização dos gestores públicos, a necessidade da consolidação, cada vez maior, da transparência e o controle social norteiam um novo e desafiador cenário, do qual, não poderemos fugir”, enalteceu George, que é gestor público com formação em Tecnologia da Informação.