Mural Estante apresenta novo tema nas artes plásticas

02/06/2016

Com o objetivo de incentivar a leitura, compartilhar informações, valorizar a cultura e a história potiguar, além de atrair mais usuários, a Biblioteca da Escola da Assembleia criou o projeto Mural da Estante. A cada mês um tema diferente em destaque. Este mês é “Gênese das Artes Plásticas no Potiguar”.

“O mural deste mês enfoca as tradições rupestres: “Nordeste” (Mirador / Parelhas e Pedra de Alexandre/Carnaúbas dos Dantas), riqueza em ritos cosmogônicos e,  “Agreste” (Lajedo Soledade/Apodi), com presença de antropomorfismos totêmicos; A deflagração abrupta da civilização desnuda que se apropria da paisagem; A fortaleza poligonal/estelar do Gaspar de Samperes; Os batavos Frans Prost, Jorge Macgrave e Albert Eckhout que desvendam nossas paragens em desenhos geo/etnográficos;  O retratismo inaugural de Moura Rabelo; Os dois primeiros modernos: Newton Navarro e Dorian Gray; Pequena mostra: Thomé Filgueira, Iaperi Araújo, La Grega; Além de entrevista com Pedro Pereira. Artista convidado para encerrar Projeto: Poder da Cidadania”, informa Plínio Sanderson, da Biblioteca da Escola.

Também está em destaque o trabalho do poeta Jorges Fernandes. Precursor do modernismo no RN, ele participou de várias publicações do movimento modernista brasileiro, como Revista Antropofágica. Além de texto do escritor Alex Gurgel: “Ecos do Modernismo no RN - De Fernando Pessoa a Jorge Fernandes”.

Os visitantes da Biblioteca Márcio Marinho vão encontrar, ainda, neste mês temático do Mural estante uma Mostra da Poética Jorgeana. Na estante, como livro ligado ao tema como sugestão de leitura, está “O viajante do tempo modernista”, obra completa, organização, introdução de Maria Lúcia de Amorim Garcia.

O quadro da mostra é “O Pescador”, do artista Tiago Vicente. Com o uso do giz de cera sobre o papel e outras técnicas, o artista traduz em suas telas temáticas do regionalismo à dicotomia, entre sagrado e profanas.

Aberta ao público, das 8h às 18h, Biblioteca funciona na Escola da Assembleia com acesso físico e digital. Os frequentadores têm acesso a mais de 8 mil títulos para consultas, pesquisas, estudos e leitura de maneira geral. Para servidores da Assembleia e alunos dos cursos da Escola da Assembleia – ILP é possível o empréstimo de livros, para a comunidade em geral o acesso se dá no próprio ambiente da biblioteca.